Pode cortar todas as folhas da orquídea?

Perguntado por: ucurado6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Débora, pode cortar, sim, mas isso não será suficiente para tratar a planta. Sua orquídea provavelmente está doente, atacada por fungo ou bactéria.

O que acontece é que, a queimadura, se torna um ferimento e é através dele que podem entrar vírus, bactérias e fungos. Isso acontece com qualquer ferimento. Seja corte de folhas ou até mesmo de raízes em qualquer ferimento do seu exemplar.

Você pode deixar a folha secar naturalmente ou cortá-la por razões estéticas. Porém, se sua planta tem folhas amarelas e macias ao mesmo tempo, isso é um sinal de apodrecimento.

Neste caso, é interessante cortar a haste por completo, de modo a impedir uma nova floração logo em seguida – o que somente debilitará ainda mais a planta. Cortar a haste por completo é uma forma de dar um período de descanso à orquídea e proporcionar uma nova e revigorada floração no ano seguinte.

Ao podar as flores murchas, você estimula a orquídea a produzir novos botões florais, prolongando o período de floração e mantendo sua planta sempre bonita e vistosa.

Onde deixar as orquídeas
Aí, é só encontrar outo espaço na casa, que continue sendo fresco e sem sol direto. Para manter o verde saudável e bonito das folhas de orquídeas, passe um pano úmido para remover o pó e utilize fertilizantes.

1 – Elas não podem levar sol diretamente, mas gostam de locais iluminados; 2 – As regas precisam ser feitas uma vez na semana, sem que a água acumule em seu vaso. Raízes encharcadas apodrecem e atraem fungos, o que pode matar a planta. Uma dica valiosa: coloque 3 pedrinhas de gelo na base do vaso, uma vez por semana.

Folhas amarelas são um sintoma de vários tipos de problemas em orquídeas. Excesso de água parada, ataque de fungos e bactérias, queimadura de sol, envelhecimento, falta de água e adubação exagerada podem causar amarelecimento nas folhas e nos pseudobulbos de várias espécies de orquídeas.

As orquídeas gostam de estar sempre muito bem iluminadas, especialmente na parte da manhã. Mas nunca recebendo diretamente os raios solares. O sol aumenta a temperatura da folhagem e não faz bem para a planta. Por isso, evite colocá-la em espaços externos sem proteção.

Se você está regando demais a sua planta e impedindo a água de evaporar do “miolo”, esse excesso passa a provocar o apodrecimento das folhas. Nesse caso, você vai reparar que a Phalaenopsis terá folhas amarelas, molengas e com tons de marrom. Se for isso, reduza as regas imediatamente e comece a usar fungicidas!

Cortando a haste, após o término da floração, damos uma chance para que a planta desenvolva outras estruturas, como folhas e raízes, preparando a para uma nova floração, que geralmente ocorrerá no ano seguinte.

A primeira opção é a orquídea produzir uma nova haste. Se isso acontecer, basta cortar a haste que secou e continuar regando a sua orquídea, que ela voltará a dar flores no seu tempo! Não se esqueça de cortar a haste com uma tesoura limpa e com um corte diagonal.

Um dos grandes segredos para regar orquídeas é colocando 3 pedras de gelo no vaso, abaixo das folhas, uma vez por semana. Essa frequência pode ser um pouco maior no verão, e ser feita a cada quatro dias.