Como fazer mudas de orquídeas a partir do caule?

Perguntado por: equarteira3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 16 votos

Uma das maneiras de fazer a reprodução de orquídeas é através do caule. Nesse caso, é preciso que o caule já esteja com raiz brotando. Assim, é necessário cortar o caule com a raiz brotando e colocá-lo em um vaso preparado com substrato para orquídea.

Cortando a haste, após o término da floração, damos uma chance para que a planta desenvolva outras estruturas, como folhas e raízes, preparando a para uma nova floração, que geralmente ocorrerá no ano seguinte.

A primavera é a estação para reenvasar orquídeas — a maioria delas. A mudança de vaso e a substituição do substrato pode ser stressante para a planta e deverá ser feito com algum cuidado. Consoante o tipo de orquídea, devemos saber escolher o melhor vaso, o substrato e a melhor altura para reenvasar.

A primeira opção é a orquídea produzir uma nova haste. Se isso acontecer, basta cortar a haste que secou e continuar regando a sua orquídea, que ela voltará a dar flores no seu tempo! Não se esqueça de cortar a haste com uma tesoura limpa e com um corte diagonal.

1- Em ambiente mais úmido e com menos luz:
Se uma Phalaenopsis está em um ambiente mais úmido e com menor quantidade de luz, é possível que ela gere um keiki naturalmente. Você verá uma nova haste saindo de uma das gemas da haste principal. Quando ela formar raízes, você pode cortá-la e acrescentar a um vaso.

desde a sua emissão até ela ficar desse tamanho com os botões da de uns. 4 a 5 meses Principalmente agora. no Inverno. no verão é um pouco mais rápido da de uns três meses aproximadamente vem bem mais rápido mas no inverno tudo é mais lento e uma Florianópolis que tem ache maior essa daqui leva tranquilo.

Já a Phalaenopsis, uma das mais comuns e conhecidas orquídeas, pode aproveitar a haste floral pra dar novos botões. O truque pra Phalaenopsis é olhar como a haste está: se seco, tá liberado pra cortar; se ainda estiver verde, a planta aproveitará os nutrientes que estão ali, então, nada de tesoura.

Orquídeas precisam de luz indireta, uma boa iluminação sem a forte incidência do sol. O ambiente externo é um dos pontos que merecem mais atenção, com circulação de ar, mas ausência de vento. O ideal para orquídeas terrestres, as mais comuns para se ter em casa, é que ela seja irrigada uma vez por semana, em média.

Posso utilizar terra nos vasos de orquídeas? Inicialmente a resposta é NÃO, pois a maioria das orquídeas são epífitas. Entretanto pode ser um sim, desde que sua orquídea seja terrestre ou tenha uma resistência muito grande a umidade, o que é muito incomum para plantas desse grupo.

em coletivos unitários começam a crescer e até uma floração. eu posso dar a vocês uma base de mais três. anos não quer dizer que sejam para todas algumas espécies vão demorar cinco seis oito anos pra te dar uma floração.

Adubo balanceado tipo NPK 20-20-20 é o suficiente para o crescimento de orquídeas. Invista em fertilizantes que diluem na água ou adubo sólido. Mas cuidado para não adubar demais! As orquídeas possuem metabolismo muito lento e o excesso de fertilizante pode acabar salinizando o substrato.

Para replantar a sua orquídea, desprenda as raízes do vaso, cuidadosamente, sem machucá-la. Se preferir, pode molhar para facilitar o processo. Após, remova a orquídea do vaso pressionando suas laterais e virando o vaso de ponta cabeça. Lave a planta para retirar o excesso de adubo e toxinas.