Quais as orquídeas que podem ser plantadas no chão?

Perguntado por: cfarias . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 2 votos

5 orquídeas para plantar no chão

  • orquídea-bambu (Arundina bambusifolia) ...
  • sapatinho (Paphiopedilum leeanum e Paphiopedilum maudiae "Red") ...
  • orquídea-pipoca (Ludisia discolor) ...
  • gênero Cymbidium (Cymbidium hybrid) ...
  • Orquídeas que não gostam de árvores.

quando a gente tem a possibilidade de explorar uma orquídea terrestre em casa você não precisa ficar com ela dentro do vaso você pode plantar direto. no chão e fazer um canteiro super lindo de orquídeas. sejam em vaso ou em canteiro. as o pato lotes gostam de receber um pouco de sol elas são bastante resistentes.

Apesar de serem orquídeas terrestres, as orquídeas do gênero Cymbidium podem ser cultivadas sem terra, somente com o apoio de substratos. Há várias opções de mix de substratos.

A orquídea terrestre é aquela que vive no solo ou pode ser cultivada em vasos profundos, com maior teor de terra vegetal. Suas raízes são mais tolerantes à umidade, mas ainda assim, precisam de solos bem drenados e leves.

orquídea Cymbidium

Conhecida internacionalmente por “the boat orchid”(orquídea barco), devido ao formato do labelo de suas flores, a orquídea Cymbidium tem muitas espécies e híbridos multicoloridos. São resistentes e toleram bem ambientes hostis e não necessitam de muitos cuidados para se desenvolver e florescer.

De fato, algumas orquídeas que vivem em árvores (epífitas) podem se adaptar ao cultivo na terra comum, assim como algumas espécies terrestres, até vão bem em árvore. No entanto, as epífitas têm raízes adaptadas para captar uma quantidade maior de umidade, por isso, ficam entupidas e esmagadas quando colocadas na terra.

Posso plantar a orquídea Phalaenopsis na terra? Ih, Luciana, melhor não.

Phalaenopsis

Phalaenopsis
Também chamada de Orquídea Borboleta, a espécie é fácil de cultivar, não exige tanta luminosidade e não gosta de substrato encharcado, sendo necessárias regas duas vezes por semana. Pode ser cultivada em vaso ou presa em árvores.

primavera

A primavera é a estação para reenvasar orquídeas — a maioria delas. A mudança de vaso e a substituição do substrato pode ser stressante para a planta e deverá ser feito com algum cuidado. Consoante o tipo de orquídea, devemos saber escolher o melhor vaso, o substrato e a melhor altura para reenvasar.

orquídea-bambu

A orquídea-bambu (Arundina bambusifolia) gosta do Sol e, se você cultivá-la num local que recebe sombra em uma parte do dia, a planta fará um malabarismo pra tentar alcançar a área mais ensolarada.

Cattleya walkeriana

Cattleya walkeriana ou “Feiticeira”
Essa é uma das orquídeas raras do Brasil. Conhecida como feiticeira, a Cattleya walkeriana é famosa por sua cor vibrante e formato excepcional. Foi vista pela primeira vez na década de 1960, e desde então é uma das mais raras na natureza.

Como identificar as espécies de orquídeas
A maneira mais fácil de diferenciá-las é pelas flores e folhas, já que possuem características diferentes de acordo com o tipo de orquídea. Caso a orquídea já esteja florida, por exemplo, você pode fazer a identificação pelas flores. Se não, é possível reconhecer pelas folhas.

Segundo Rosita, o segredo é lembrar que as orquídeas não podem receber muita água, não gostam de muito vento, nem de muito sol. “Por isso, para quem mora em casa ou apartamento, a lavanderia é o melhor lugar para colocá-las”, explica.

Em geral, orquídeas gostam muito de claridade, mas não suportam a exposição direta ao sol.

Cattleya

A Cattleya é a orquídea mais vendida no Brasil.