Como saber se a orquídea é de terra?

Perguntado por: agomes7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

As orquídeas terrestres, também conhecidas como orquídeas do mato ou orquídeas da terra são encontradas na natureza vegetando no solo. Esse solo é composto especialmente por materiais orgânicos como húmus e folhas caídas que ajudam no desenvolvimento da planta.

A orquídea terrestre é aquela que vive no solo ou pode ser cultivada em vasos profundos, com maior teor de terra vegetal. Suas raízes são mais tolerantes à umidade, mas ainda assim, precisam de solos bem drenados e leves.

Como identificar as espécies de orquídeas
A maneira mais fácil de diferenciá-las é pelas flores e folhas, já que possuem características diferentes de acordo com o tipo de orquídea. Caso a orquídea já esteja florida, por exemplo, você pode fazer a identificação pelas flores. Se não, é possível reconhecer pelas folhas.

Muitos tipos de orquídeas terrestres são tão fáceis de cultivar quanto qualquer outra planta. Para cultivá-las com sucesso você terá que encontrar o local certo e manter a umidade do solo correta. Dessa forma, sua orquídea terá o ambiente ideal para poder crescer e se desenvolver com tranquilidade.

Em geral, orquídeas gostam muito de claridade, mas não suportam a exposição direta ao sol.

Habenaria Radiata

Habenaria Radiata
Belezas raras do Japão, ocupam o topo na lista das orquídeas mais lindas do mundo. Possuem um belo perfume, e florescem no meio do verão, durando cerca de um mês. As folhas são longas, e as pontas das flores são altas.

As orquídeas gostam de estar sempre muito bem iluminadas, especialmente na parte da manhã. Mas nunca recebendo diretamente os raios solares.

Adubo balanceado tipo NPK 20-20-20 é o suficiente para o crescimento de orquídeas. Invista em fertilizantes que diluem na água ou adubo sólido. Mas cuidado para não adubar demais! As orquídeas possuem metabolismo muito lento e o excesso de fertilizante pode acabar salinizando o substrato.

O melhor material é o barro ou a cerâmica, já que isso ajuda na transpiração da flor. Você pode comprar vasos de vidro ou plástico também. Outro item essencial para os cuidados com a orquídea são os materiais para a sustentação da planta.

A maioria das espécies que cresce em árvore prefere substrato comum de orquídeas, com pedacinhos de casca de pínus, chips de coco e carvão, em pequenas quantidades. Substitua o substrato e cubra com uma grossa camada de palha.