Em que época do ano as orquídeas florescem?

Perguntado por: agarcia3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 17 votos

Em que época uma orquídea dará flores? Algumas espécies dão flores em janeiro, outras em junho, outras em setembro, mas essa não é uma data exata. A época de floração pode atrasar ou adiantar dependendo de fatores como a forma de plantio e o clima da região.

As orquídeas são conhecidas por florescerem apenas uma única vez ao longo ano e, geralmente, na mesma época. Existem, porém, alguns gêneros que podem florescer até quatro vezes em doze meses.

Se a sua orquídea é uma espécie que floresce várias vezes por ano, não corte a haste floral muito rapidamente. Mesmo que a orquídea tenha murchado pela primeira vez, o que importa é que o caule que suporta as flores esteja verde para que uma segunda floração ocorra.

Outono

Outono é a estação em que as orquídeas se preparam para a chegada do inverno.

Um dos grandes segredos para regar orquídeas é colocando 3 pedras de gelo no vaso, abaixo das folhas, uma vez por semana. Essa frequência pode ser um pouco maior no verão, e ser feita a cada quatro dias.

Neste caso, é interessante cortar a haste por completo, de modo a impedir uma nova floração logo em seguida – o que somente debilitará ainda mais a planta. Cortar a haste por completo é uma forma de dar um período de descanso à orquídea e proporcionar uma nova e revigorada floração no ano seguinte.

Em geral, orquídeas gostam muito de claridade, mas não suportam a exposição direta ao sol.

As orquídeas gostam de estar sempre muito bem iluminadas, especialmente na parte da manhã. Mas nunca recebendo diretamente os raios solares.

Uma orquídea em condições ideais e salva de pragas pode durar décadas, teoricamente pode passar de um século, mas não vimos nenhum registro de planta que chegou a essa idade. Plantas com mais de 50 anos não são raras.

floresta tropical

Assim como seria em uma floresta tropical, as orquídeas precisam da sombra e da umidade das árvores para se desenvolver. A grande maioria das espécies brasileiras são epífitas, ou seja, elas crescem presas aos troncos das árvores, e isso já diz bastante sobre o tipo de ambiente ideal para o seu desenvolvimento.

Não regue suas plantas no horário mais quente do dia, pois é o horário que ela libera mais água. A planta está mais receptível no horário da manhã para a rega e a adubação. Porém, se você morar em locais em que o inverno for muito frio, regue num horário fresco – nem tão frio, como nas manhãs geladas, nem à noite.

Se não adubamos regularmente, ela fica fraquinha porque os nutrientes que consegue retirar do ar não são o bastante para dar flor. Procure adubar sua orquídea uma vez por semana, com adubo líquido ou granulado, químico ou orgânico, não importa.

Para a orquídea ficar saudável e bonita, o ideal é mantê-la em locais bem iluminados, como nas sacadas de apartamentos ou próximas às janelas. “Uma dica importante sobre orquídeas para iniciantes é não deixar a planta em contato direto com o sol, pois ela pode acabar queimando. O excesso de água também pode atrapalhar.