Qual é o significado da rosa do deserto?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

De acordo com a crença, a flor do deserto seria um sinal divino para todos aqueles que se encontram perdidos possam achar o seu caminho. Esta é, portanto, uma bonita mensagem que diz que mesmo nos piores momentos, os belos detalhes dão forças para continuar seguindo em frente.

A Rosa do Deserto ou Selenita Rosa do Deserto é um Cristal gerador de energia psíquica. Funciona como um guardião que cuida do lar, protegendo-o contra energias negativas e removendo larvas astrais. Traz equilíbrio físico, emocional e espiritual.

Uma lenda relacionada a sua origem diz que um xeique com 12 esposas sempre expressava seu amor por meio de presentes caros. Contudo, após perder todo seu dinheiro, ele saiu rumo ao deserto e retornou com essa flor de beleza e aroma incomparáveis, símbolo de amor.

A rosa do deserto é conhecida cientificamente como Gerbera jamesonii. É uma planta medicinal utilizada em medicamentos e chás. Ela atrai insetos polinizadores, que são essenciais na transferência de pólen de uma flor para outra.

A planta está associada à superação de momentos difíceis e à força para continuar em frente. A rosa do deserto também significa amor, gentileza, clareza mental e tolerância.

Deixar na sombra
Nada de esconder a rosa-do-deserto do sol e claridade. Ela precisa de bastante luz solar para se desenvolver e florescer. "Escolha o lugar que mais tem sol na sua casa. A luminosidade deve ser de 6 a 8 horas por dia", recomenda a paisagista.

Tipo de planta
Rosa-do-deserto é uma planta tipicamente suculenta, tem raízes e caules para armazenar água, já que no seu local de origem, há uma escassez desse bem. Sua floração começa cedo, mesmo com a muda tendo poucos centímetros. Sua forma adulta pode levar anos ou até décadas para acontecer.

Adenium swazicum

Adenium swazicum
Popularmente conhecida como “rosa-do-deserto de verão”, essa planta exótica possui lindas flores em tons de lilás.

As rosas negras de Halfeti, na Turquia, evidenciam esse fenômeno graças às condições de solo únicas da região e os níveis de pH da água subterrânea, a qual se infiltra desde o rio Eufrates, fazendo com que as rosas florescem na cor vermelha escura na primavera e praticamente negras durante os meses do verão.

A Adenium obesum faz parte das plantas que vivem por décadas.

A Rosa do Deserto pertence à família Apocynaceae e seu nome científico é Adenium obesum. A planta, encontrada na Tailândia, desertos e na África, se adapta facilmente ao clima seco e quente e consegue viver bem em lugares ensolarados, como é o caso do Brasil.