Qual a maneira correta de podar as plantas?

Perguntado por: ddorneles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 3 votos

É importante remover galhos quebrados ou doentes porque eles retiram a força da planta e ainda atrapalham o acesso de luz e ar no interior da copa. Ao cortá-los logo acima de uma gema (pequeno nó), um novo ramo irá nascer. Para eliminar o galho todo, corte rente ao caule ou ao ramo maior.

Corte folhas e galhos mortos num ângulo de 45°.

  1. Não apare folhas e galhos que tenham um aspecto verde, vistoso.
  2. Se um grupo de folhas adjacentes parece morto, é possível cortar o galho todo. É importante deixar intacto o caule da planta e, como dito acima, cortar o galho em questão num ângulo de 45°.

Fique atento à época do ano: os meses de inverno ou com menos chuvas são os meses mais adequados para fazer a poda nas árvores, nesse período do ano o crescimento da planta é muito lento e a circulação de seiva diminui muito.

Antes de podar uma planta é preciso analisar todos os fatores externos que cercam à arvore, como a iluminação disponível, a presença de nutrientes no solo e até mesmo o tipo de adubação. Com a poda é possível corrigir esses fatores e fazer com que a planta receba mais nutrientes, apenas reorientando seu crescimento.

Há dois cicatrizantes bem simples que você pode fazer até mesmo em casa, com ingredientes encontrados em farmácias e supermercados. Para fazer um creme cicatrizante, compre em uma farmácia um potinho de vaselina em pasta (não da líquida) e misture nele um saquinho de canela em pó e algumas gotas de óleo de neem.

Há quatro tipos principais de poda: poda de formação, poda de limpeza, poda verde e poda de frutificação.

A poda de limpeza é feita para retirada de ramos secos, ramos atacados por pragas ou doenças e ramos ladrões, improdutivos. Essa operação pode ser feita utilizando-se tesouras e serras de poda. Objetiva eliminar focos de pragas e doenças e permitir um melhor arejamento da planta.

Por exemplo: árvores ornamentais, árvores de fruto, trepadeiras, herbáceas e arbustos de floração primaveril que floresçam no ramo do ano. O que não se deve podar? Tudo o que está em flor. Estas são plantas que se podam após a floração (final da primavera), pois necessitam que haja indução floral durante o inverno.

A poda de plantas tem o objetivo de controlar a forma e o porte da planta. Além de estimular sua frutificação e floração.

Quando pensamos no outono, a primeira imagem que vem a nossa cabeça é a de folhas secas e amareladas caindo dos galhos das árvores. Mas esse é também o período, segundo especialistas, mais favorável para podar e adubar as plantas.

Quando eliminada, através da poda, ocorre uma melhor redistribuição da seiva, favorecendo a brotação lateral da gemas. A circulação rápida da seiva tende a favorecer desenvolvimento vegetativo, enquanto que a lenta, o desenvolvimento de ramos frutíferos e essa circulação é em função da estrutura da planta.