O que usar para limpar as folhas das orquídeas?

Perguntado por: ubelchior . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Depois, borrife nas folhas com uma frequência de mais ou menos duas vezes por semana, especialmente se a mancha estiver muito feia. A função do leite de magnésia é que ele possui pH básico e serve para afetar a acidez do ambiente na qual os fungos se desenvolvem.

Borrife as orquídeas com uma colher de sopa de vinagre de maçã ou de leite de magnésia diluída em um litro de água – faça no final da tarde ou de manhã muito cedinho, para o sol não queimar as folhas recém-borrifadas.

É importante que o material esteja úmido, mas não encharcado, para evitar que a água se acumule nas raízes e cause problemas. Passo 3: Limpe as folhas Com cuidado, passe o pano, esponja ou algodão umedecido na superfície das folhas, limpando-as suavemente e removendo a poeira e a sujeira.

Onde deixar as orquídeas
Aí, é só encontrar outo espaço na casa, que continue sendo fresco e sem sol direto. Para manter o verde saudável e bonito das folhas de orquídeas, passe um pano úmido para remover o pó e utilize fertilizantes.

A borra de café nas orquídeas é também uma ótima opção para limpar as folhas delas dentro de casa. Basta diluir uma parte dela em cinco partes de água, molhar um pano ou algodão e passar nas folhas, elas ficam brilhantes.

Modo de preparo: basta diluir o vinagre na água e borrifar nas plantas. A solução acaba com os fungos em fase inicial, mas não é suficiente para plantas com estágios avançados de proliferação deste tipo de praga.

Sim, pode, sem problema, mas é importante que as folhas sequem, por isso o ambiente onde fica sua planta deve ser arejado e próximo à luz solar.

A limpeza das plantinhas é bem simples e pode ser feita apenas com água ou, no máximo, com detergente neutro. Você pode usar materiais como flanelas de algodão, pano macio, escovas com cerdas macias, algodão ou até gaze. “O importante é não utilizar nada que danifique as folhas”, orienta a especialista.

Os produtos mais comuns são: óleo de mamona e brilha-folha (pronto para uso ou concentrado). “Lembre-se de sempre usar o produto acompanhado de pano úmido macio ou borrifador para lustrar as plantas. Assim, você não corre o risco de danificar as folhas”, explica Luiz.

"Uma dica caseira muito boa seria colocar umas gotas de azeite em um pano e limpar as folhas das plantas. Se houver flores, não molhe nem aplique nada. Deixe-as ao natural, pois você pode acabar danificando o pólen", explicou Rayra. Mas, se a sujeira for muita, use um espanador macio.

as orquídeas você pode se deparar baita de um problema e não é isso que a gente quer na verdade então assim é não faça uso não faça a utilização do uso do leite.