Porque a rosa do deserto apodrece o caule?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

Tudo! Em geral, as rosas do deserto que recebem pouco sol, seja por causa da sombra de uma árvore, de um muro, seja porque estão em varandas muito sombreadas, acabam ficando mais frágeis à podridão e pragas.

A causa mais comum de podridão é o excesso de umidade. As rosas do deserto são plantas que precisam de água, mas o excesso de água pode ser prejudicial. Quando as raízes ficam encharcadas por muito tempo, elas podem começar a apodrecer e isso pode afetar o resto da planta.

Rosa do deserto com folhas amarelas
O primeiro sinal que isso está acontecendo são folhas amareladas caindo, pois é uma planta caduca. Se as folhas estiverem amareladas em pleno verão, pode ser um indicativo de ausência de algum nutriente.

Em campos onde a praga já ocorre, é recomendada a remoção e destruição de todas as plantas que apresentam os sintomas da doença e também as plantas próximas a elas. O solo deve ser bem drenado e as mudas utilizadas devem ser de boa procedência, livres do patógeno.

As folhas da rosa do deserto irão amarelar e cair num processo comum. Isso acontece pois elas mudaram de ambiente de forma drástica, e por isso precisam de tempo para se adaptar ao novo local. Não transplante a muda e nem adube-a até que ela esteja totalmente adaptada ao novo ambiente.

Depois de colocar a canela, a rosa do deserto deve ficar entre três e cinco dias em local sombreado. Não coloque água durante esse período. Depois é só esperar para o crescimento de novos galhos, folhas e belíssimas flores de sua rosa do desero!

Pode sim tá aí todas as folhas ou não tem planta que vai cair tem planta que vai crescer.

cicatrizando esses ferimentos não é necessário você está molhando. plantou. as raízes porque a planta ela está na sombra então vai ocorrer essa desidratação tão grande o ideal é que antes que você vá fazer esses procedimentos com o replantio por. exemplo você rega planta um dia dois dias antes pra ela se hidratar.

O ideal é equilibrar entre adubos balanceados como um 10-10-10 e 20-10-10 entre as adubações. Para rosas do deserto use também adubos de liberação lenta, dentre eles existem dois tipos os adubos revestidos com enxofre que liberam seus nutrientes em 8 semanas e os revestidos com polímero que liberam em 12 semanas.

Bastante água, ambiente com baixa umidade e muita luz do sol é o que você precisa para cuidar da rosa do deserto. Assim como substrato e vasos e cachepots adequados para o desenvolvimento da planta. Sem dúvidas, o vaso ideal para a rosa do deserto é o com borda baixa.

Com o excesso de água, a planta pode perder sua folhagem por apodrecimento. Esse é sinal mais complicado porque, se algo não for feito rápido, a verdinha pode apodrecer e sofrer ataques de fungos e bactérias.