Quanto tempo dura a flor da orquídea?
90 dias
Embora permaneçam floridas por, em média, entre 60 a 90 dias, orquídeas bem cuidadas costumam viver por bastante tempo. E, em determinadas épocas do ano, voltam a dar flores. Para te ajudar nessa missão, confira a seguir um guia de como cultivar orquídeas.
O que fazer depois que as flores da orquídea caem
Neste caso, tão logo as flores caiam, a haste pode ser cortada, bem rente à base. Ao longo dos próximos meses, novos pseudobulbos serão produzidos, emitindo novas hastes florais, em sua época apropriada.
Quantas vezes ao ano a orquídea da flor
As orquídeas são conhecidas por florescerem apenas uma única vez ao longo ano e, geralmente, na mesma época. Existem, porém, alguns gêneros que podem florescer até quatro vezes em doze meses.
Quanto tempo dura uma flor de orquídea aberta
Algumas tem o tempo de floração bem curto, apenas um dia e outras que chegam a durar mais de 4 meses.
Como fazer a orquídea florir novamente
Só claridade não vai estimular a planta a dar flores, você precisa colocar a sua orquídea bem próximo de uma janela ou num local que ela receba algumas horas do sol fraquinho. Ou seja, as orquídeas precisam receber sol somente no comecinho do dia ou no final da tarde, quando o sol estiver mais fraco.
Quando cai a flor da orquídea tem que cortar a haste
O fato é que a maioria das orquídeas não volta a produzir flores, a partir da haste floral que já encerrou o processo. Este é o caso, por exemplo, das espécies e híbridos do gênero Oncidium. Neste caso, tão logo as flores caiam, a haste pode ser cortada, bem rente à base.
Como se deve molhar as orquídeas
Outra forma bastante útil para regar orquídeas é com um spray. Não precisa economizar água: pode abusar do spray em cima das raízes e do substrato. O bom do spray é que ele se espalha de forma bastante homogênea pelas raízes da orquídea. Dependendo da quantidade, pode ser que a água nem escorra tanto para fora do vaso!
Qual é o mês que as orquídeas florescem
Algumas espécies dão flores em janeiro, outras em junho, outras em setembro, mas essa não é uma data exata. A época de floração pode atrasar ou adiantar dependendo de fatores como a forma de plantio e o clima da região.
O que as orquídeas mais gostam
Em geral, orquídeas gostam muito de claridade, mas não suportam a exposição direta ao sol.
Porque as flores da orquídea caem
Isso ocorre porque, com o clima mais ameno, as hastes crescem e geram flores neste período (embora haja variações)! Assim, é muito comum que o mês de novembro seja o período em que a maiorias das orquídeas devem murchar: as Phalaenopsis voltam ao período de hibernação.
É normal cair as flores da orquídea
Chega um momento na vida de toda orquídea em que, infelizmente, as flores começam a murchar, secar e cair. Não é por falta de cuidados, nem por doença. Trata-se, apenas, do ciclo natural de desenvolvimento da planta.
Onde as orquídeas gostam de ficar
As orquídeas gostam de estar sempre muito bem iluminadas, especialmente na parte da manhã. Mas nunca recebendo diretamente os raios solares.
Como conservar a flor da orquídea
1 – Elas não podem levar sol diretamente, mas gostam de locais iluminados; 2 – As regas precisam ser feitas uma vez na semana, sem que a água acumule em seu vaso. Raízes encharcadas apodrecem e atraem fungos, o que pode matar a planta. Uma dica valiosa: coloque 3 pedrinhas de gelo na base do vaso, uma vez por semana.
Como ter orquídeas floridas o tempo todo
Orquídeas precisam de luz indireta, uma boa iluminação sem a forte incidência do sol. O ambiente externo é um dos pontos que merecem mais atenção, com circulação de ar, mas ausência de vento. O ideal para orquídeas terrestres, as mais comuns para se ter em casa, é que ela seja irrigada uma vez por semana, em média.
O que fazer para ter orquídeas floridas o ano todo
Para se ter orquídeas floridas o ano todo, é preciso diversificar a coleção, adquirindo espécies e híbridos capazes de florescer em diferentes estações do ano - deve-se dar preferência às orquídeas híbridas, que podem florescer mais de uma vez por ano, bem como aquelas com florações mais longas ou sequenciais.