Porque as orquídeas não dão flores?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

Se não adubamos regularmente, ela fica fraquinha porque os nutrientes que consegue retirar do ar não são o bastante para dar flor. Procure adubar sua orquídea uma vez por semana, com adubo líquido ou granulado, químico ou orgânico, não importa.

Para fazer sua orquídea florir, pode ser que ela queira um pouco mais – ou um pouco menos – de água. Não tem nada melhor do que observar a planta e como ela responde à irrigação. Portanto, ao aumentar ou reduzir o tempo entre as regas (sem exagerar, é claro), você pode ficar de olho para ver como a orquídea reage!

Em que época uma orquídea dará flores? Algumas espécies dão flores em janeiro, outras em junho, outras em setembro, mas essa não é uma data exata. A época de floração pode atrasar ou adiantar dependendo de fatores como a forma de plantio e o clima da região.

As orquídeas são plantas que exigem locais para o plantio com ventilação e bem iluminados, contudo, protegidos da luz direta do sol. Para florescerem, necessitam de luz o dia todo. As orquídeas são plantas que exigem locais para o plantio com ventilação e bem iluminados, contudo, protegidos da luz direta do sol.

Segundo Rosita, o segredo é lembrar que as orquídeas não podem receber muita água, não gostam de muito vento, nem de muito sol. “Por isso, para quem mora em casa ou apartamento, a lavanderia é o melhor lugar para colocá-las”, explica.

Se uma orquídea está plantada em substrato com pó, a rega pode ser semanal, mas, se estiver plantada em piaçaba ou casca de madeira, a rega deve ser diária. Quando se compra um vaso de orquídea, é útil verificar qual o substrato (material) em que está plantada, pois, dependendo dele, a secagem pode ser rápida ou lenta.

A água de arroz funciona como um energizante para as plantas e atua como um complemento na fertilização, não substituindo este processo. Além de ser bastante útil para sua horta, essa receita também funciona para plantas de interior, como orquídeas, por exemplo.

Orquídeas precisam de luz indireta, uma boa iluminação sem a forte incidência do sol. O ambiente externo é um dos pontos que merecem mais atenção, com circulação de ar, mas ausência de vento. O ideal para orquídeas terrestres, as mais comuns para se ter em casa, é que ela seja irrigada uma vez por semana, em média.

Descarte de folhas velhas
Algumas espécies, como é o caso da Orquídea Vanda, descartam folhas velhas quando estão perto de florescer. Essas folhas mais “feias” estão localizadas na parte inferior da planta. Em outras palavras, para produzir brotos novos em cima, algumas orquídeas descartam as folhas velhas debaixo.

Uma orquídea em condições ideais e salva de pragas pode durar décadas, teoricamente pode passar de um século, mas não vimos nenhum registro de planta que chegou a essa idade. Plantas com mais de 50 anos não são raras. Já a flor, vai depender da espécie.