Qual o tipo de adubo é bom para orquídea?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Os adubos orgânicos mais comumente utilizados para as orquídeas são o farelo de algodão, farinha de sangue, emulsão de peixe e esterco e lodo de esgoto, entre outros.

No caso da orquídea, uma opção bastante encontrada no mercado é o adubo mineral, que é indicado pela sigla NPK. Essas três letras representam as substâncias: nitrogênio, fósforo e potássio. Apesar de terem os mesmos nutrientes, eles recebem três classificações diferentes, de acordo com proporção de cada substância.

A água de arroz funciona como um energizante para as plantas e atua como um complemento na fertilização, não substituindo este processo. Além de ser bastante útil para sua horta, essa receita também funciona para plantas de interior, como orquídeas, por exemplo.

Se uma orquídea está plantada em substrato com pó, a rega pode ser semanal, mas, se estiver plantada em piaçaba ou casca de madeira, a rega deve ser diária. Quando se compra um vaso de orquídea, é útil verificar qual o substrato (material) em que está plantada, pois, dependendo dele, a secagem pode ser rápida ou lenta.

CASCA DE OVO E TALCO PARA ENRAIZAR E FLORIR SUAS ORQUIDEAS Sítio GilSat As cascas de ovos possuem nutrientes essenciais às nossas plantas. Elas são ricas em cálcio, potássio e magnésio.

Nunca aplique adubos nem água nas flores ou nos botões, pois você pode causar o abortamento da floração.

Canela em pó estimula floração em orquídea.

Adubo balanceado tipo NPK 20-20-20 é o suficiente para o crescimento de orquídeas. Invista em fertilizantes que diluem na água ou adubo sólido. Mas cuidado para não adubar demais! As orquídeas possuem metabolismo muito lento e o excesso de fertilizante pode acabar salinizando o substrato.

Outra solução para eliminar ácaros e cochonilhas, pragas também bastante frequentes nas orquídeas, é socar três dentes de alho, que tem propriedades bactericidas, misturar em 100 ml de água e deixar 12 horas na geladeira, coando em seguida.

Em geral, orquídeas gostam muito de claridade, mas não suportam a exposição direta ao sol.

Cinco dicas para manter sua orquídea saudável

  1. Deixe a flor com luminosidade indireta e ventilação. Orquídeas precisam de luz indireta, uma boa iluminação sem a forte incidência do sol. ...
  2. Mantenha a planta úmida, não encharcada. ...
  3. Replantio tem hora certa. ...
  4. Misture substratos.

Posso utilizar terra nos vasos de orquídeas? Inicialmente a resposta é NÃO, pois a maioria das orquídeas são epífitas. Entretanto pode ser um sim, desde que sua orquídea seja terrestre ou tenha uma resistência muito grande a umidade, o que é muito incomum para plantas desse grupo.

Para se ter orquídeas floridas o ano todo, é preciso diversificar a coleção, adquirindo espécies e híbridos capazes de florescer em diferentes estações do ano - deve-se dar preferência às orquídeas híbridas, que podem florescer mais de uma vez por ano, bem como aquelas com florações mais longas ou sequenciais.

As orquídeas gostam de estar sempre muito bem iluminadas, especialmente na parte da manhã. Mas nunca recebendo diretamente os raios solares.

Quando você plantar uma orquídea, dê preferência aos vasos de plantas de barro para favorecer a drenagem da água e evitar que as raízes da planta apodreçam.