Qual o melhor horário para molhar a samambaia?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Há um horário melhor para regar? Não faz muita diferença para uma samambaia que está em um ambiente interno. Nos jardins, regar nos horários menos quentes é recomendável para que não se perca muita água por evaporação. Já dentro de casa, isso não faz muita diferença.

As samambaias gostam de umidade, mas não gostam de solo encharcado. Se deixarmos o solo de samambaia muito encharcado corre o risco de suas raízes apodrecerem e você perder a planta. Por isso o ideal é regá-la diariamente com bem pouca água para manter a umidade da terra constante, mas evitando o encharcamento.

Para saber se está na hora de regar, basta colocar seu dedo na terra. Se sair sujo, é sinal de que o substrato está úmido, do jeito que as samambaias gostam! Se sair seco, sua verdinha está precisando de mais água. Geralmente, a frequência é de uma vez por dia, mas pode variar de acordo com a estação.

Uma boa dica é a rega diária, sem exagero, e borrifar água nas folhas. Quanto a poda, corte só os galhos secos e quebrados”, diz Priscila.

Em casos extremos, as plantas vão dar alguns sinais: as folhas e os galhos moles indicam água em excesso no solo, enquanto as folhas secas sinalizam o oposto, a extrema falta de água.

Evite regar a samambaia a todo o momento para não encharcá-la. Esse mesmo procedimento deve ser feito com o solo.

Apesar de ser uma planta que se adapta a diversos ambientes, a samambaia precisa da iluminação correta da luz solar para se manter saudável. Para começar a cuidar de samambaia você precisará colocá-la em locais à meia sombra ou sem incidência direta do sol. Pois, caso contrário, suas folhas ficarão queimadas.

A samambaia é uma das plantas que traz a sensação de mata nativa para dentro de casa. Elas absorvem energias negativas limpando e purificando o ar. Já foi considerada um mico de decoração, mas voltou com tudo dentro de uma proposta de ambientes com elementos naturais em prol de mais qualidade de vida e bem-estar.

A samambaia é uma das espécies mais antigas da Terra e por conta das suas folhas pontudas, a planta é associada ao poder de cortar a inveja, olho-gordo, mau-olhado e demais energias negativas presentes no ambiente.

Outros indícios comuns e que mostram que a samambaia não está saudável estão mais relacionados à umidade do que à rega. "Folhas secas tipo 'crocantes' indicam falta de umidade no ambiente. Folhas secas, escuras e mais molinhas indicam excesso de rega.

É através dos nutrientes que as plantas realizam o seu crescimento radicular e foliar, coloração esverdeada das suas folhas e aumento das brotações. Essa adubação deve ser feita utilizando-se Fertilizantes foliares diluídos em água e aplicados nas folhas, uma vez a cada 7 ou 15 dias, com o uso de um pulverizador.

Quando as folhas da samambaia ficam amarelam, secam e caem, estão dando um recado importante: precisam de mais umidade! Quem ajuda a "traduzir" a fala das plantas é nossa jardineira Carol Costa, que no programa Manhã da Globo, da Rádio Globo SP, ensina o truque para recuperar um vaso de samambaia quase "morto".

Leite. Sim, até o leite pode ser benéfico para as suas plantinhas. Dilua 100 ml de leite em 1 L de água. "Borrifando nas folhas, essa água com leite atuará como fungicida.

100 anos

Em geral, o tempo de vida da samambaia depende das espécies. Todavia, alguns tipos de samambaias podem viver até 100 anos.

Na superfície abaxial (inferior) das folhas de samambaias, é possível observar pequenos pontos marrons (ver figura acima). Essas estruturas são chamadas de soros, local onde são produzidos os esporos (n). Esses esporos, quando maduros, são liberados e caem no solo.

Talvez o exemplo mais clássico é a desidratação – que pode aparecer em folhas que vão secando ou murchando. “Se você tem uma planta de folha larga e ela começa a secar, isso é um sinal de desidratação”, diz Carol.