Qual a samambaia mais resistente ao sol?

Perguntado por: dsoares2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Samambaia de espada

De todas as plantas que podem ficar no sol, a samambaia de espada é a que mais aguenta os raios solares. Por ser altamente adaptável, ela também pode crescer à meia-sombra ou até mesmo em plena sombra.

A samambaia americana é uma das espécies mais resistentes e por isso é muito usada na decoração de interiores. Essa planta é uma das mais vendidas em todo o Brasil. Outra planta muito utilizada na decoração de ambientes como terraços, varandas e salas de estar é a samambaia de metro com suas folhas longas e pendentes.

Samambaia Amazonas (Polypodium decumanum)
Sem dúvida alguma, a samambaia amazonas é uma planta de grande valor ornamental e bastante diferente das demais espécies!

Por isso, preferem uma iluminação mais suave, sem receber os raios de sol de forma direta. Assim, dê preferência sempre por locais bem iluminados, mas protegidos do sol. Outro ponto importante a se considerar é a ventilação. Samambaias não se dão bem com ventanias e preferem locais sem muitas correntes de ar.

Em primeiro lugar está a samambaia americana, que é a mais cultivada e a mais vendida hoje. Ela é fácil de cultivar, é uma planta muito decorativa que se estabelece em qualquer tipo de decoração.

A Samambaia-de-sol é nativa da Ásia e da Austrália. Kimberly. plena sombra devido à sua natureza muito adaptável. densa ao chão, não exigindo plantas frontais na frente.

Aloe Vera

A Babosa, também conhecida como Aloe Vera, pode ser facilmente cultivada sob sol pleno. Esse espécie de planta além de ser resistente aos invernos rigorosos ela também é tolerante quando cultivada em solos de baixa fertilidade.

Entre as espécies que melhor se adaptam a essa condição climática, estão:

  1. Cactos. Quando o assunto é resistência, não há como não lembrar logo dos cactos. ...
  2. Babosa. A babosa é uma planta suculenta, com formato bastante peculiar e atrativo. ...
  3. Espada-de-São-Jorge. ...
  4. Alfazema (lavanda) ...
  5. Iúca. ...
  6. Gerânio. ...
  7. Agave. ...
  8. Dasilírio.

Qual é a samambaia-chorona? A samambaia-chorona é uma planta originária da América do Sul, também conhecida pelo nome científico de Nephrolepis exaltata. Considerada uma das variedades mais populares de samambaias, é amplamente cultivada como planta ornamental em casas e jardins em todo o mundo.

Phlegmariurus Regnelli

A Phlegmariurus Regnelli, de tão rara, sequer possui nome popular. No ano passado, pesquisadores estiveram no local e encontraram apenas 50 exemplares da espécie. Agora o incêndio atingiu as formações rochosas onde a planta, que é uma espécie de samambaia, se desenvolve.

Apesar de ser uma planta que se adapta a diversos ambientes, a samambaia precisa da iluminação correta da luz solar para se manter saudável. Para começar a cuidar de samambaia você precisará colocá-la em locais à meia sombra ou sem incidência direta do sol. Pois, caso contrário, suas folhas ficarão queimadas.

As samambaias, ou fetos, são vegetais vasculares membros do táxon das pteridófitas (que deixou de ter validade taxonômica e só é utilizado como uma denominação informal). Elas possuem tecidos vasculares (xilema e floema), folhas verdadeiras, se reproduzem através de esporos e não produzem sementes ou flores.

A samambaia americana aprecia muito o clima quente e úmido e não é tolerante ao frio intenso (ventos e geadas). Quanto à iluminação, a samambaia americana é uma planta de meia sombra ou luz difusa, ou seja, nunca deve ser exposta diretamente ao sol por bastante tempo.

O vaso ideal para a renda portuguesa é aquele que se plantam outros tipos de samambaias, como o vaso de fibra de coco. Mas você também pode plantar em jardineiras ou vasos largos e pouco profundos.

Mantenha a planta em um local com boa ventilação, evitando áreas com correntes de ar intensas. Rega: Quanto à rega, é essencial manter o solo dela sempre levemente úmido, mas evitando o excesso de água. Recomenda-se regar a planta sempre que o solo estiver seco ao toque, sem encharcá-lo.