Como saber se a samambaia está com excesso de água?

Perguntado por: gpires . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Confira alguns sinais muito comuns que revelam o excesso de água.

  1. Folhas amarelas e moles;
  2. Folhas novas e velhas caindo em excesso;
  3. Base do caule pastosa ou instável;
  4. Folhas com manchas marrons contornadas por amarelo;
  5. Fungos ou bolor na superfície do solo.

Examine entre 4 a 5 centímetros de profundidade. Se parecer úmido ou molhado, é provável que esteja com excesso de água. Outro sinal de excesso de água é o aparecimento de moscas dos fungos.

As samambaias gostam de umidade, mas não gostam de solo encharcado. Se deixarmos o solo de samambaia muito encharcado corre o risco de suas raízes apodrecerem e você perder a planta. Por isso o ideal é regá-la diariamente com bem pouca água para manter a umidade da terra constante, mas evitando o encharcamento.

Para saber se está na hora de regar, basta colocar seu dedo na terra. Se sair sujo, é sinal de que o substrato está úmido, do jeito que as samambaias gostam! Se sair seco, sua verdinha está precisando de mais água. Geralmente, a frequência é de uma vez por dia, mas pode variar de acordo com a estação.

Quanta água colocar? Como as samambaias ficam normalmente dentro de casa, é comum que elas estejam sobre pratinhos. É importante regar bastante quando você regar a planta, até que a água comece a sair pelos furos do vaso, acumulando um pouco no prato.

Mas, caso o solo esteja muito encharcado, uma boa opção é o replantio com um novo substrato". Caso o solo esteja muito encharcado e tempo muito úmido, o substrato vai demorar para secar, o que pode causar o apodrecimento na raiz. "Neste caso o ideal é realmente fazer o replantio com um novo substrato.

Retire o excesso de água do solo: Se o solo estiver muito encharcado, pode ser necessário retirar o excesso de água do solo. Use um pano ou toalha para absorver a água do solo ou utilize um sistema de drenagem para remover o excesso de água.

É através dos nutrientes que as plantas realizam o seu crescimento radicular e foliar, coloração esverdeada das suas folhas e aumento das brotações. Essa adubação deve ser feita utilizando-se Fertilizantes foliares diluídos em água e aplicados nas folhas, uma vez a cada 7 ou 15 dias, com o uso de um pulverizador.

Uma boa dica é a rega diária, sem exagero, e borrifar água nas folhas. Quanto a poda, corte só os galhos secos e quebrados”, diz Priscila.

As folhas da samambaia começam a se enrolar e ficar marrons quando estão morrendo.

Qual o melhor ambiente para samambaia?

  • Você deve escolher um local próximo às janelas com luz indireta e evitar os raios de sol diretos sobre a planta;
  • Em varandas você deve pendurar a samambaia na área sombreada;
  • Na área externa coloque a planta sob a sombra de uma árvore.

Plantas como samambaias, por exemplo, gostam de um ambiente úmido para crescer bem. Por isso, ao cultivar espécies desse tipo, coloque na parte debaixo do vaso um prato com pedrinhas e adicione um pouco de água todos os dias. Dessa forma, a água irá evaporar e umidificar o ar.

Folhas murchas e caídas sinalizam um excesso de água, já folhas quebradiças e amarronzadas podem significar falta de água.

Apesar de ser uma planta que se adapta a diversos ambientes, a samambaia precisa da iluminação correta da luz solar para se manter saudável. Para começar a cuidar de samambaia você precisará colocá-la em locais à meia sombra ou sem incidência direta do sol. Pois, caso contrário, suas folhas ficarão queimadas.