Qual terra devo usar na orquídea?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

A maioria das orquídeas epífitas precisam de um substrato que proporciona uma boa fixação e retenha água e nutrientes. Por isso, pode ter em sua em sua composição casca de pinus, fibra de coco, biobric, carvão, brita entre outros.

Se quiser cultivar orquídeas que não têm pseudobolbos e as raízes bastante finas, como por exemplo as Masdevallia, uso também a casca de pinheiro e a fibra de coco mais fina, a Perlite, a Leca® da mais pequena e podemos ainda acrescentar um pouco de musgo de Esfagno para reter um pouco mais de humidade.

- Casca de pinus, que dá uma boa fixação à planta pela sua rugosidade; - Carvão, que é extremamente barato e tem uma boa retenção de água; - Pedras, que ajudam a drenar o excesso de água no fundo dos vasos; - Madeiras nobres, lascas de árvores em que as orquídeas vivem fixadas na natureza.

Assim que tiver o substrato em mãos, é só forrar o fundo do vaso com uma camada de pedras ou até de cacos de telhas para facilitar a drenagem. Depois, acrescente o substrato, lembrando de apertar bem quando for colocar a planta para ela ficar firme.

Quanto ao substrato, que é a base onde os nutrientes para o crescimento são armazenados, opte por misturar diferentes tipos de materiais. Alguns exemplos são carvão, musgo seco, fibra de coco, chips de madeira e até mesmo isopor. O adubo para complementar deve ser rico em elementos como potássio, cálcio e fósforo.

Quando colocado no fundo do vaso ou misturado no substrato, o carvão age como camada de segurança, absorvendo a água depositada no vaso durante a rega e evitando que ela fique acumulada no fundo.

Outra forma bastante útil para regar orquídeas é com um spray. Não precisa economizar água: pode abusar do spray em cima das raízes e do substrato. O bom do spray é que ele se espalha de forma bastante homogênea pelas raízes da orquídea. Dependendo da quantidade, pode ser que a água nem escorra tanto para fora do vaso!

A casca de arroz carbonizada é um substrato estéril graças ao processo de carbonização. Por ser leve e porosa, permite boa aeração, drenagem para as raízes. É usado para a germinação de sementes e enraizamento de estacas.

De fato, algumas orquídeas que vivem em árvores (epífitas) podem se adaptar ao cultivo na terra comum, assim como algumas espécies terrestres, até vão bem em árvore. No entanto, as epífitas têm raízes adaptadas para captar uma quantidade maior de umidade, por isso, ficam entupidas e esmagadas quando colocadas na terra.

Em um pacote de substrato para plantas, você pode encontrar itens como areia, húmus, terra comum, casca de pinus, pó de fibra de coco, entre muitas outras coisas — tudo vai depender de qual mistura balanceada seu tipo de planta vai precisar para se nutrir e se desenvolver.

Você pode plantar orquídea na terra, mas é preciso acertar na adubação e nas regas.

Só claridade não vai estimular a planta a dar flores, você precisa colocar a sua orquídea bem próximo de uma janela ou num local que ela receba algumas horas do sol fraquinho. Ou seja, as orquídeas precisam receber sol somente no comecinho do dia ou no final da tarde, quando o sol estiver mais fraco.

As orquídeas gostam de estar sempre muito bem iluminadas, especialmente na parte da manhã. Mas nunca recebendo diretamente os raios solares. O sol aumenta a temperatura da folhagem e não faz bem para a planta. Por isso, evite colocá-la em espaços externos sem proteção.

Além de uma boa iluminação e rega frequente, um ponto essencial para a orquídea florir corretamente é garantir os nutrientes presentes na terra. Substâncias como nitrogênio, fósforo e potássio são necessários para que a planta floresça bela e com saúde.

Para se ter orquídeas floridas o ano todo, é preciso diversificar a coleção, adquirindo espécies e híbridos capazes de florescer em diferentes estações do ano - deve-se dar preferência às orquídeas híbridas, que podem florescer mais de uma vez por ano, bem como aquelas com florações mais longas ou sequenciais.

Se uma orquídea está plantada em substrato com pó, a rega pode ser semanal, mas, se estiver plantada em piaçaba ou casca de madeira, a rega deve ser diária.