Quantas vezes a orquídea da flor?

Perguntado por: dzaganelli . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

As orquídeas são conhecidas por florescerem apenas uma única vez ao longo ano e, geralmente, na mesma época. Existem, porém, alguns gêneros que podem florescer até quatro vezes em doze meses.

A Phalaenopsis, por exemplo, dá flor até três vezes por ano se estiver bem nutrida. Já a Cattleya costuma dar flor só uma vez por ano. Algumas espécies de chuva-de-ouro florescem bastante, duas vezes por ano, outras, como o Oncidium "Sharry Baby", a orquídea-chocolate, dão flor só uma vez por ano.

Neste caso, é interessante cortar a haste por completo, de modo a impedir uma nova floração logo em seguida – o que somente debilitará ainda mais a planta. Cortar a haste por completo é uma forma de dar um período de descanso à orquídea e proporcionar uma nova e revigorada floração no ano seguinte.

Em que época uma orquídea dará flores? Algumas espécies dão flores em janeiro, outras em junho, outras em setembro, mas essa não é uma data exata. A época de floração pode atrasar ou adiantar dependendo de fatores como a forma de plantio e o clima da região.

Só claridade não vai estimular a planta a dar flores, você precisa colocar a sua orquídea bem próximo de uma janela ou num local que ela receba algumas horas do sol fraquinho. Ou seja, as orquídeas precisam receber sol somente no comecinho do dia ou no final da tarde, quando o sol estiver mais fraco.

Embora permaneçam floridas por, em média, entre 60 a 90 dias, orquídeas bem cuidadas costumam viver por bastante tempo. E, em determinadas épocas do ano, voltam a dar flores. Para te ajudar nessa missão, confira a seguir um guia de como cultivar orquídeas.

Uma orquídea em condições ideais e salva de pragas pode durar décadas, teoricamente pode passar de um século, mas não vimos nenhum registro de planta que chegou a essa idade. Plantas com mais de 50 anos não são raras. Já a flor, vai depender da espécie.

O fato é que a maioria das orquídeas não volta a produzir flores, a partir da haste floral que já encerrou o processo. Este é o caso, por exemplo, das espécies e híbridos do gênero Oncidium. Neste caso, tão logo as flores caiam, a haste pode ser cortada, bem rente à base.

Outra forma bastante útil para regar orquídeas é com um spray. Não precisa economizar água: pode abusar do spray em cima das raízes e do substrato. O bom do spray é que ele se espalha de forma bastante homogênea pelas raízes da orquídea. Dependendo da quantidade, pode ser que a água nem escorra tanto para fora do vaso!

Um dos grandes segredos para regar orquídeas é colocando 3 pedras de gelo no vaso, abaixo das folhas, uma vez por semana. Essa frequência pode ser um pouco maior no verão, e ser feita a cada quatro dias.

Orquídeas precisam de luz indireta, uma boa iluminação sem a forte incidência do sol. O ambiente externo é um dos pontos que merecem mais atenção, com circulação de ar, mas ausência de vento. O ideal para orquídeas terrestres, as mais comuns para se ter em casa, é que ela seja irrigada uma vez por semana, em média.

Como cuidar de orquídea: Rega e Adubação
Na hora da rega é interessante utilizar um pulverizador para deixar o substrato úmido e não encharcar. Outro detalhe importante de como cuidar de orquídea é a adubação trimestral. Prefira adubos químicos para ambientes fechados, pois os adubos orgânicos podem atrair insetos.

No caso da orquídea, uma opção bastante encontrada no mercado é o adubo mineral, que é indicado pela sigla NPK. Essas três letras representam as substâncias: nitrogênio, fósforo e potássio. Apesar de terem os mesmos nutrientes, eles recebem três classificações diferentes, de acordo com proporção de cada substância.

As orquídeas gostam de estar sempre muito bem iluminadas, especialmente na parte da manhã. Mas nunca recebendo diretamente os raios solares. O sol aumenta a temperatura da folhagem e não faz bem para a planta. Por isso, evite colocá-la em espaços externos sem proteção.