Qual orquídea não gosta de sol?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Ludisia discolor

Por este motivo, trata-se de uma escolha perfeita para se cultivar dentro de casas e apartamentos, em ambientes sem muita luminosidade. Ainda assim, sob condições de luz indireta, a Ludisia discolor pode florescer, exibindo graciosas e minúsculas flores brancas, que se parecem com seres alados.

As orquídeas gostam de estar sempre muito bem iluminadas, especialmente na parte da manhã. Mas nunca recebendo diretamente os raios solares. O sol aumenta a temperatura da folhagem e não faz bem para a planta. Por isso, evite colocá-la em espaços externos sem proteção.

orquídea-bambu

orquídea-bambu. Muito utilizada no paisagismo em bordaduras e próximas à paredes, essa é uma orquídea bastante conhecida. A orquídea-bambu (Arundina bambusifolia) gosta do Sol e, se você cultivá-la num local que recebe sombra em uma parte do dia, a planta fará um malabarismo pra tentar alcançar a área mais ensolarada.

as orquídeas precisam estar num local onde. é bem arejado locais abafados favorece o surgimento de fungos e doenças. as orquídeas não gostam de ficar em locais escuros o local quando é muito escuro baixa imunidade da planta ela não se desenvolve e fica mais suscetível.

orquídea Cymbidium

Conhecida internacionalmente por “the boat orchid”(orquídea barco), devido ao formato do labelo de suas flores, a orquídea Cymbidium tem muitas espécies e híbridos multicoloridos. São resistentes e toleram bem ambientes hostis e não necessitam de muitos cuidados para se desenvolver e florescer.

Em geral, orquídeas gostam muito de claridade, mas não suportam a exposição direta ao sol.

floresta tropical

Assim como seria em uma floresta tropical, as orquídeas precisam da sombra e da umidade das árvores para se desenvolver. A grande maioria das espécies brasileiras são epífitas, ou seja, elas crescem presas aos troncos das árvores, e isso já diz bastante sobre o tipo de ambiente ideal para o seu desenvolvimento.

Se uma orquídea está plantada em substrato com pó, a rega pode ser semanal, mas, se estiver plantada em piaçaba ou casca de madeira, a rega deve ser diária. Quando se compra um vaso de orquídea, é útil verificar qual o substrato (material) em que está plantada, pois, dependendo dele, a secagem pode ser rápida ou lenta.

A Phalaenopsis, por exemplo, dá flor até três vezes por ano se estiver bem nutrida. Já a Cattleya costuma dar flor só uma vez por ano. Algumas espécies de chuva-de-ouro florescem bastante, duas vezes por ano, outras, como o Oncidium "Sharry Baby", a orquídea-chocolate, dão flor só uma vez por ano.

Cinco dicas para manter sua orquídea saudável

  1. Deixe a flor com luminosidade indireta e ventilação. Orquídeas precisam de luz indireta, uma boa iluminação sem a forte incidência do sol. ...
  2. Mantenha a planta úmida, não encharcada. ...
  3. Replantio tem hora certa. ...
  4. Misture substratos.

William, suas orquídeas podem pegar chuva, sim, não se preocupe. Na natureza elas também ficam expostas às intempéries, não é mesmo? Você só precisa suspender as regas se notar que o substrato está demorando demais a secar, afinal, se a Mãe Natureza molhou, você não precisa molhar suas plantas.

Outra forma bastante útil para regar orquídeas é com um spray. Não precisa economizar água: pode abusar do spray em cima das raízes e do substrato. O bom do spray é que ele se espalha de forma bastante homogênea pelas raízes da orquídea. Dependendo da quantidade, pode ser que a água nem escorra tanto para fora do vaso!

Orquídeas Cattleya, Phalaenopsis e Paphiopedilum estão entre as mais fáceis de plantar e são recomendadas para a maioria dos jardineiros iniciantes e cultivadores de orquídeas. Como é possível ver acima, cada espécie precisa de um cuidado específico.

A Cattleya é a orquídea mais vendida no Brasil. É uma orquídea epífita, ou seja, vegetam nos trocos e galhos de árvores.