Quanto tempo a planta precisa de Sol?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

6 horas

Espécies de sol pleno precisam receber sol diretamente em suas folhas por 4 a 6 horas por dia, no mínimo. As horas de luz mais intensa, perto do meio dia e no início da tarde, são essenciais para tais espécies.

Plantas com falta de sol: como reconhecer?

  1. Folhas frágeis. As folhas da planta tornam-se muito finas e frágeis. ...
  2. Ramos longos e sem folhas. Os ramos da planta ficam longos demais e com menor quantidade de folhas. ...
  3. Menos aroma. As ervas aromáticas tornam-se muito menos aromáticas.

O início da manhã e o final da tarde são os melhores horários. Evite a nas horas mais quentes do dia, pois a água acaba evaporando sem chegar em quantidade suficiente às raízes das plantas e flores.

Conheça 5 plantas que não precisam de sol!

  • Aglaonema. A aglaonema é um ótimo exemplo entre as plantas que não precisam de sol. ...
  • Jiboia. Outra espécie muito popular e que não necessita de luz solar é a planta jiboia. ...
  • Antúrio. ...
  • Zamioculca. ...
  • Areca-bambu.

Se o solo possui tendência a secar rápido, regue de duas a três vezes ao dia. Contudo, se for uma planta mais resistente, mesmo que o solo não viva úmido, a rega pode ser feita uma única vez ao dia, ou até uma única vez na semana (como é o caso dos cactos).

7 horas

As plantas de luz plena que são maioria, precisam de pelo menos 6 a 7 horas de sol. As de meia sombra, sombreada de no mínimo 3 horas de sol como lírio, bromélia, camélia algumas orquídeas.

Os melhores períodos para regar as plantas são as primeiras horas da manhã e no final da tarde, após as 15 horas. Evite molhar as plantas em horários muito quentes, pois a água evapora muito rápido. Regar a noite também não é indicado, pois a absorção da água é menor, fazendo com que as folhas demorem muito para secar.

Entretanto, é importante não deixar para muito tarde, regar durante a noite pode ser um problema, porque a água pode não evaporar o suficiente e uma atmosfera muito úmida para as plantas pode atrair fungos, bolor e mofo, sem contar que pode atrair lesmas e caracóis, que podem prejudicar as suas plantas e o seu jardim.

Se parecer úmido ou molhado, é provável que esteja com excesso de água. Outro sinal de excesso de água é o aparecimento de moscas dos fungos. Estes insetos se alimentam dos fungos que aparecem em ambientes úmidos e se proliferam quando o substrato fica muito úmido por muito tempo.

A água é o recurso mais comum para deixar as plantas mais saudáveis e consequentemente mais verdes. Faça a rega de acordo com a plantinha. Existem aquelas que precisam de água diariamente e outras que vivem bem com a rega apenas 1 vez por semana.

Outras plantas que não precisam de água são: pata-de-elefante; gravatinha; cactos e entre outras. Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse universo encantador das plantas que não precisam de muita água, procure se informar também sobre acessórios que podem deixar o seu jardim mais saudável e bonito.

Luzes artificiais podem ser usadas para carregar células solares, desde que seja intensa o suficiente. A luz que pode ser convertida em energia solar é ditada por uma certa faixa de comprimentos de onda de luz, que estão presentes tanto na solar direta quanto na artificial.

Sem luz as folhas ficam amarelas e não conseguem produzir o alimento para que a planta se desenvolva e ela acaba morrendo.

São inúmeras as espécies que podem ficar dentro do ambiente com pouca luz, como bambu da sorte, lírio-da-paz, antúrio, orquídea, jiboia, violeta, palmeira rafia, aglaonemas, zamioculcas, entre outras.

Borrifar água sobre as folhas ajuda bastante na hidratação das plantas, já que, por conta do calor, elas tendem a perder água mais rapidamente. Borrifar água fará com que elas se sintam mais fresquinhas, e também irá reduzir as temperaturas quentes, além de fazer com que as folhas se expandam.

Dilua algumas gotas de detergente neutro na água em temperatura ambiente. Com um pano macio, vá passando em cada folha com delicadeza. Pronto! Planta limpa!