O que vai acontecer quando o Sol se apagar?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 12 votos

Se este astro sumisse de repente, a luz natural incidente desapareceria, e dentro de poucos dias a Terra ficaria gelada. Tudo que constitui nosso planeta ficaria congelado: rios, mares, plantas e nós humanos.

É hora de correr para as colinas ou fazer planos para o fim do mundo? CALMA! Isso vai acontecer, mas só daqui a 5 bilhões de anos, quando o nosso astro envelhecer e engolir Mercúrio, Vênus e o nosso planetinha. Neste vídeo o g1 explica como isso vai acontecer e por quê.

Em 8 minutos e 20 segundos veríamos que o Sol apagou (esse é o tempo que a luz solar demora para chegar à Terra). Em poucas semanas, todos morreríamos. O calor interno do planeta e o isolamento térmico proporcionado pela atmosfera segurariam as pontas por alguns dias, até o (frio) ficar insustentável.

(NASA) Essa fase de "tranquilidade" deve durar, no total, cerca de 11 bilhões de anos. Como ela se iniciou há cerca de 4,5 bilhões de anos, o Sol ainda tem pela frente aproximadamente 6,5 bilhões de anos de tranquilidade.

Escuridão e frio poderiam ser algumas das consequências. “Do ponto de vista astronômico, se o sol simplesmente sumisse (isso é impossível), deixaríamos de ter uma órbita estável, a Terra iria vagar pela galáxia.

A estrela parecida com o nosso sol se chama ZTF SLRN-2020, sendo considerada uma estrela velha. Curiosamente, o evento natural também é esperado para acontecer com o nosso Sol. Estimativas apontam que em 5 bilhões de anos (ufa!) o Sol deve engolir, Mercúrio, Vênus e também a Terra.

O futuro do Sol será marcado pelo momento em que todo o seu hidrogênio for convertido em hélio. Quando isso ocorrer, ele terá o seu tamanho aumentado em até 200 vezes, podendo chegar até a órbita de Vênus.

E se a Terra parasse de realizar o movimento de rotação? No caso extremo em que a Terra tivesse o seu movimento de rotação interrompido, a atmosfera continuaria em movimento de rotação e isso produziria ventos de enormes velocidades, maiores que quaisquer outros que já puderam ser registrados por aqui.

Em pouco tempo, rios e mares congelariam. – A escuridão tomaria conta. Seria muito mais fácil ver as estrelas, já que nem mesmo a Lua, que é iluminada pelo Sol, daria as caras. – Combustíveis estocados no subsolo gerariam energia, mas não durariam para sempre.

Se a Lua desaparecesse
Mas nunca mais desfrutaríamos de eclipses solares nem lunares. Outra consequência desse sumiço seria o desaparecimento das marés nos oceanos e mares, causadas pela gravidade da Lua. Elas não cessariam totalmente, porque a gravidade do Sol puxaria.

Em um certo ponto, nosso planeta se torna um forno de convecção, e a vida fora de oceanos e que não está soterrada abaixo do solo seria assada. Esse é um jeito ruim de morrer. Como as marés seriam impactadas se a Lua explodisse? Falando semi-literalmente, as marés seriam mandadas para um outro mundo.

E sim, você, sentadinho no sofá, está a essa velocidade e nem percebe! Os cientistas acreditam que a Terra surgiu do material que restou da formação do Sol. Isso teria ocorrido há 4,5 bilhões de anos. Como o Universo está quase completando 14 bilhões de primaveras, nosso planeta é novinho.