Como cuidar de suculentas para iniciantes?

Perguntado por: lmonteiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 15 votos

As suculentas gostam de luz solar para se desenvolverem. Porém, evite deixá-las direto no sol, pois pode causar queimaduras nas suas folhas. Se você irá cultivá-las dentro de casa, elas vão se dar bem em locais iluminados, perto das janelas, onde possa receber a luz natural durante o dia.

Experimente regar uma vez por semana
Graças à reserva de água dessas verdinhas, é sempre melhor começar com pouco. As suculentas costumam sobreviver melhor à seca do que ao excesso de umidade. Regando suas suculentas uma vez por semana você poderá começar a entender as características da sua planta.

Elaboramos uma lista com 6 cuidados básicos para garantir que a sua planta viva por bastante tempo

  1. Evite vasos de plásticos. ...
  2. Ajude a terra a secar. ...
  3. Aprenda a quantidade de água necessária. ...
  4. Esqueça os borrifadores e molhe com um regador ou copo. ...
  5. Sua suculenta precisa de sol. ...
  6. Escute a natureza.

Suculentas preferem o sol da manhã e a maioria delas precisa de iluminação direta. Se você mora em apartamento ou em algum local que tenha pouca incidência de luz, procure deixar as plantas em janelas, sacadas ou qualquer local onde ela consiga receber o máximo de luminosidade possível.

Preste sempre atenção para ela ter sol ou bastante luminosidade. Em sua maioria, as suculentas necessitam de pelo menos meia sombra.

Mas existem dois horários mais adequados para regar suculentas: no início da manhã ou no fim da tarde, após às 16h. Essas horas do dia são as melhores, porque o sol não está muito intenso, do contrário, a água evapora muito rápido e a planta não a absorve corretamente.

Suculentas exigem pouca água, gostam de iluminação natural e têm crescimento lento. Algumas gostam mais de sol do que outras. E como toda planta que tem crescimento lento, elas necessitam de pouco adubo. Então você não precisa adubar muito, nem com muita frequência.

Suculentas gostam de sol naturalmente, mas para colorir a sua, o 'banho de sol' deve aumentar. A dica de Anne é, gradativamente, expor sua planta ao sol e colocar um pouco menos de água que o habitual. Por causa do estresse hídrico, ela começa a alterar a coloração, das pontas para o centro da folha.

Elas precisam de regas espaçadas. Não curtem ficar com as raízes sempre úmidas. Então você deve regar bem o substrato, deixar escorrer, e só regar novamente quando estiver completamente seco. Para isso coloca o dedinho na terra ou um palito (igual fazemos com bolos).

Borrifar água sobre a planta pode ser uma má ideia, pois favorece o aparecimento de fungos nas folhas. No entanto, molhar as folha de vez em quando não gera problemas, pois inclusive nos jardins, a água da chuva ou da rega cai eventualmente sobre as folhas sem gerar prejuízos à planta.

Quando as folhas estão bem juntinhas, significa que a planta está saudável. Se as folhas estiverem muito separadas, ou com um comprimento fora do esperado, quer dizer que a planta precisa de mais luz solar. Se sua suculenta está compacta e unida, então está esbanjando saúde!

Use pedrinhas ou argila expandida no fundo do vaso. A ideia é que a água penetre na terra e atravesse o vaso com facilidade”, orienta a paisagista Catê Poli. Na hora de criar a muda, retire as folhas da espécie desejada e coloque-as na superfície de uma bandeja ou pote com areia umedecida.

Então, que terra usar para suculentas? O ideal é que seja usado duas partes de terra adubada para uma parte de areia grossa, isso garantirá uma boa drenagem.

Areia. A mistura de areia de construção, terra comum e terra vegetal forma um dos substratos mais comuns à venda. Ela é permeável e acumula pouca água, ideal para o cultivo de suculentas e cactos, que precisam de pouca água para crescer e se desenvolver.

As suculentas nem sempre vão bem dentro de casa, pois não são plantas de sombra. Elas precisam de sol, portanto o melhor é cultivá-las próxima de uma janela onde bata bastante sol (no mínimo, por 4 horas diárias).

Folhas enrugadas, secas e fechadas podem ser sinais de desidratação. - Folhas começam a parecer enrugadas e secas; - Folhas não ficam cheias ou firmes; - Observar as suculentas em forma de roseta (vistas de cima), que, quando sem água, tendem a se fechar.