O que significa o fluxo gênico?

Perguntado por: lxavier8 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

Fluxo gênico – também chamado de migração – é qualquer movimento de genes de uma população para a outra. Fluxo gênico inclui vários tipos de eventos diferentes, como o pólen sendo soprado a um novo destino ou pessoas se mudando para outras cidades ou países.

Fluxo Gênico
Um exemplo é quando um grupo migratório entra em contato com uma outra população e acabam se relacionando. Os genes levados pelos indivíduos imigrantes passam a ter uma determinada frequência na nova população, e isso altera o equilíbrio gênico da mesma.

O fluxo gênico ocorre quando indivíduos de uma população migram para outra. Um grupo de pessoas que mora em um lugar e muda-se para outra região, por exemplo, pode ser responsável pela inserção de um novo gene nessa população.

O fluxo gênico poder ter diferentes consequências: se ocorre dentro de uma população pode introduzir ou reintroduzir genes, aumentando sua variação genética. Se ocorre entre populações, pode homogeneizá-las geneticamente e reduzir as chances de especiação.

O fluxo gênico entre diferentes populações faz com que se aumente a semelhança genética entre as duas populações, diminuindo, assim, a chance do surgimento de uma nova espécie (especiação).

Relativo ou pertencente ao gene; que é genético.

Existem diversos tipos de barreiras que podem dificultar o fluxo gênico, ou seja, o cruzamento entre as populações. Por exemplo, rios, montanhas e distância territorial. O isolamento geográfico é o nome dado a esses obstáculos que impedem o encontro das populações.

Redução do Fluxo Gênico: Geralmente atribuídas a espécies que povoam uma extensa faixa territorial. Nesse caso, linhagens localizadas no extremo norte, por exemplo, apresentaram certa dificuldade em se relacionar com linhagens presentes no extremo sul, mesmo que não haja uma barreira isolando as duas linhagens.

Segundo esse dogma, o fluxo da informação genética segue o seguinte sentido: DNA → RNA→ PROTEÍNAS.

3- Podemos definir fluxo gênico como a migração de genes entre as populações. Esse fluxo apresenta papelimportante para a evolução.

São elas: mutação, acasalamentos não aleatórios, fluxo gênico, tamanho finito da população (deriva genética) e seleção natural.

Palavra latina que designa um conjunto de pessoas que usam um mesmo nome (nomen gentilicium) e que descendem de um antepassado comum, sendo os varões os principais descendentes.

Fenótipo é o conjunto de traços (observáveis ou que podem ser mensurados) de um indivíduo, como características físicas, bioquímicas, fisiológicas e comportamentais.

Podemos dividir a especiação em três tipos básicos, tendo em vista aspectos geográficos: especiação alopátrica, especiação simpátrica e especiação parapátrica.