O que é a fisiologia do sistema nervoso?

Perguntado por: aramires . Última atualização: 20 de julho de 2023
4 / 5 9 votos

Fisiologia do Sistema Nervoso: órgãos, funções, neurônios e células da glia. O Sistema Nervoso é responsável por coordenar funcionalmente todos os órgãos e sistemas do corpo humano. Ele pode ser dividido em Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico.

É formado por um conjunto de órgãos do corpo humano que possuem a função de captar as mensagens, estímulos do ambiente, "interpretá-los" e "arquivá-los". Consequentemente, ele elabora respostas, as quais podem ser dadas na forma de movimentos, sensações ou constatações.

A fisiologia envolve a compreensão das funções de células, tecidos, órgãos e sistemas de organismo, bem como a interação entre eles e a importância para a sobrevivência. Para isso, a fisiologia trata do estudo das múltiplas funções químicas, físicas e biológicas que garantem o adequado funcionamento dos organismos.

O sistema nervoso pode ser dividido em central e periférico. O sistema nervoso central é formado por encéfalo e medula, enquanto o periférico é formado por nervos e gânglios. O sistema nervoso é, sem dúvidas, um dos mais importantes sistemas do corpo.

A fisiologia humana preocupa-se com o entendimento do funcionamento do corpo humano, integrando, desse modo, conhecimentos químicos, físicos e, é claro, anatômicos. Essa área estuda desde as células até os sistemas que compõem o corpo.

Suas principais funções são: execução dos movimentos voluntários; garantir equilíbrio e coordenação motora do corpo; controlar o tônus muscular e postura, entre outras.

O sistema nervoso recebe informações por meio de nossos sentidos, processa estas informações e dispara reações, como fazer seus músculos se moverem ou causar sensação de dor.

A Fisiologia (do grego physis = natureza e logos = estudo) é o estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, bem como dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.

A FISIOLOGIA é a ciência que se ocupa do funcionamento do organismo. Estuda como os organismos, sistemas orgânicos, órgãos, células e biomoléculas executam as funções químicas e físicas. A fisiologia humana está fortemente vinculada aos estudos de anatomia.

Os sistemas se dividem em: respiratório, circulatório, muscular, nervoso, digestório, sensorial, endócrino, excretor, urinário, esquelético, reprodutor, imunológico e tegumentar.

O sistema nervoso central (SNC) recebe, analisa e integra informações. É o local onde ocorre a tomada de decisões e o envio de ordens. O sistema nervoso periférico (SNP) carrega informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso central e deste para os órgãos efetores (músculos e glândulas).

A unidade estrutural e funcional do Sistema Nervoso é o neurônio, célula altamente especializada em captar as mensagens e estímulos e transmiti-los pelo corpo na forma de impulsos nervosos.

As fibras nervosas organizam-se em feixes. Cada feixe, por sua vez, é envolvido por uma bainha conjuntiva denominada perineuro. Vários feixes agrupados paralelamente formam um nervo. O nervo também é envolvido por uma bainha de tecido conjuntivo, chamada epineuro.

A fisiologia geral tem como objetivo o estudo das características comuns à maioria dos organismos, enquanto a fisiologia especial estuda o funcionamento dos seres vivos no que respeita à sua especialização e adaptação a um determinado ambiente.

É dividida em fisiologia animal, fisiologia vegetal, fisiologia de fungos, fisiologia de bactérias/arqueas e fisiologia de protozoarios.

Conheça 5 dicas para estudar fisiologia

  1. Antecipe-se à explicação do professor. É um desafio exigir o domínio de um assunto que é considerado difícil pela maioria dos alunos. ...
  2. Entenda a matéria; não decore. ...
  3. Opte por livros que ajudam no entendimento. ...
  4. Use outras formas de aprendizado. ...
  5. Não deixe que a matéria se acumule.