Qual é a fisiologia do sistema respiratório?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 14 votos

A fisiologia do sistema respiratório é constituída por um par de pulmões e por vários órgãos que circulam o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Os órgãos que fazem parte do sistema respiratório são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos.

Fisiopatologia do sistema respiratório
Podemos tomar como exemplo a fisiopatologia da asma, condição que afeta os pulmões, mais especificamente a árvore brônquica, estrutura responsável por distribuir o ar pelos pulmões até chegar aos sacos alveolares, local onde ocorrem as trocas gasosas entre o ar e o sangue.

No interior dos pulmões, acontece a troca gasosa de dióxido de carbono pelo oxigênio, denominada hematose pulmonar. Sendo assim, a principal função desse sistema é realizar a troca gasosa entre o meio ambiente e o organismo dos animais.

O oxigênio é transportado pela hemoglobina, uma metaloproteína constituída de ferro, que está presente nas hemácias (glóbulos vermelhos). O oxigênio dentro dos alvéolos pulmonares difunde-se até os capilares sanguíneos penetrando nas hemácias, onde se liga com a hemoglobina, sendo o gás carbônico jogado para fora.

O sistema respiratório se constitui no conjunto de órgãos encarregados de realizar as trocas gasosas entre o meio ambiente e o organismo dos animais — ou seja, a hematose pulmonar. É por meio desse processo que ocorre a respiração celular. Todas as células do corpo humano realizam essa respiração.

Estuda como os organismos, sistemas orgânicos, órgãos, células e biomoléculas executam as funções químicas e físicas. A fisiologia humana está fortemente vinculada aos estudos de anatomia.

O processo de respiração pulmonar só é possível graças a dois movimentos respiratórios: a inspiração, que garante a entrada do ar, e a expiração, que permite a saída do ar. Na inspiração, o músculo do diafragma desce e os músculos intercostais contraem-se.

A respiração pulmonar deve-se aos movimentos do diafragma. O diafragma é um músculo que altera o volume da caixa torácica, conforme o seu movimento. Durante a expiração, saída do ar, o diafragma relaxa e diminui o volume da caixa torácica.

Composta por: Fossas Nasais, Faringe, Laringe, Epiglote, Traquéia, Brônquios, Bronquíolos e Bronquíolos Terminais. São estruturas especializadas em conduzir, umedecer, aquecer e filtrar o ar. Não possuem a Membrana Respiratória e por isso não efetuam as trocas gasosas.

Em condições normais, o ciclo respiratório consiste de inspiração - um processo ativo em que a contração da musculatura respiratória gera uma pressão negativa intratorácica, deslocando o ar para dentro dos pulmões - e de expiração - que acontece passivamente quando a força elástica dos pulmões e da caixa torácica ...

cérebro

A respiração é normalmente automática, controlada inconscientemente pelo centro respiratório localizado na base do cérebro.

Respiração celular é um processo aeróbio pelo qual os organismos obtêm energia. Pode ser dividida em três etapas: glicólise, ciclo do ácido cítrico e fosforilação oxidativa.

O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.