Qual é a importância da fauna e da flora?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

A fauna e a flora estão intimamente interligadas, pois muitos animais utilizam as plantas como alimento e abrigo, e as plantas necessitam, muitas vezes, dos animais para a sua reprodução por meio da polinização e dispersão da semente.

A fauna e a flora brasileira são as principais demonstrações da grande biodiversidade do país, porém não é segredo que em anos sofrem com as ações do homem e as desenfreadas explorações para diversos fins.

A importância de proteger esse conjunto está diretamente relacionada ao equilíbrio ecológico. Indiscutivelmente, se a flora de um ambiente é devastada, a flora local é prejudicada. Outro fator que pode ser destacado no que diz respeito à relevância do foco na flora é a fauna.

São inúmeras as aplicações das espécies vegetais: alimentação, medicina, vestuário, construção civil, móveis; fabricação de tecidos e papel; produção de perfumes, inseticidas e outras. A enorme variedade de utilização das plantas comprova a sua importância na vida do homem.

A fauna participa não apenas da manutenção das matas, mas também de sua renovação. Nos ecossistemas florestais, muitos animais, como as antas e os muriquis, são importantes dispersores de sementes que possuem maiores chances de germinarem, gerando novas plantas e mantendo a floresta em pé.

Além disso, dentre os fatores que ameaçam a biodiversidade, destacam-se as queimadas, a poluição de rios, do solo e do ar, a caça predatória e os desmatamentos. Os desmatamentos, por exemplo, podem acabar com habitats de espécies que dependem deles para viver.

Sem a flora, não é possível que se tenha o plantio e colheita de alimentos. Sem ela não há, também, habitat natural dos animais e, consequentemente, eles também podem prejudicados pela ocorrência e o aumento do desaparecimento das espécies. Com isso, a flora se demonstra essencial no equilíbrio ecológico.

A fauna silvestre é de grande importância para o equilíbrio do ecossistema. Proteger animais que vivem livres na natureza representa promover qualidade de vida.

A fauna possui um papel importantíssimo para a manutenção do equilíbrio na natureza, pois São os animais quem dispersam sementes árvores, controlam populações de espécies e até produzem remédios importantes para a cura de muitas doenças.

Flora é o conjunto de espécies vegetais (plantas, árvores, etc.) de uma determinada região ou ecossistema específico.

Estudos recentes revelaram que o Brasil é o segundo em nível global em número de espécies de mamíferos. A biodiversidade rica do Brasil é proveniente das dimensões continentais e também por causa da localização geográfica propícia à proliferação de espécies de animais e vegetais.

A presença de fauna silvestre nos centros urbanos traz vários benefícios, como por exemplo, a polinização de plantas e dispersão de frutos e a, consequente, melhora na qualidade de vida da população.

Fauna é o nome dado ao conjunto de animais que vivem em uma determinada região. No Cerrado, por exemplo, encontramos espécies como o lobo-guará, o cachorro-do-mato-vinagre e o tatu-canastra compondo a fauna local. No total existem cerca de 2500 espécies de vertebrados nesse importante bioma.