Por que o desmatamento é prejudicial à vida no planeta?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

A prática do desmatamento causa sérios prejuízos ao ambiente, como as alterações climáticas --as florestas regulam a temperatura e o regime de ventos e chuvas--, a diminuição da biodiversidade, a degradação do solo e dos rios.

O desmatamento pode causar diversos impactos para o meio ambiente, afetando, assim, todos os seres vivos. Dentre os impactos que surgem como consequência do desmatamento, podemos citar: Degradação de habitat: a retirada da vegetação destrói o habitat de várias espécies, o que pode, inclusive, levá-las à extinção.

Desmatamento de florestas vai provocar um aquecimento do clima global muito mais intenso do que o estimado originalmente, devido às alterações nas emissões de compostos orgânicos voláteis e as co-emissões de dióxido de carbono com gases reativos e gases de efeito estufa de meia-vida curta.

A retirada da cobertura vegetal também agrava a questão das mudanças climáticas. Além do aumento das emissões de gases poluentes à atmosfera que tem agravado o efeito estufa e o aquecimento global, o desmatamento também é considerado um dos fatores responsáveis pelas alterações no clima.

As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.

perda de biodiversidade tanto na fauna quanto na flora, além do aumento do número de espécies ameaçadas de extinção; desequilíbrio ecossistêmico; poluição atmosférica decorrente das queimadas; agravamento das mudanças climáticas em função da emissão de gases poluentes na atmosfera.

VEJA ABAIXO FORMAS DE COMO EVITAR O DESMATAMENTO:

  1. “Políticas de fiscalização e controle ambiental" ...
  2. “Definir novas medidas de combate ao desmatamento” ...
  3. “Reflorestar” ...
  4. “Conscientizar a população sobre o desmatamento” ...
  5. “Compre produtos com madeira certificada”

O desmatamento causado pelo homem pode ser combatido com o reflorestamento. A plantação de árvores nas áreas desmatadas ajuda a restaurar o habitat de uma biodiversidade única e combate ao aquecimento global.

A poluição atmosférica também afeta diretamente a saúde, causando danos, principalmente, no nosso sistema respiratório. A poluição do ar está relacionada com o aumento dos casos de asma, bronquite e câncer de pulmão. O desmatamento também pode levar ao surgimento de doenças em uma população.

Assim como outros países tropicais que sofrem com um grande desmatamento, no Brasil tem como causas principais: Atividades agropecuárias, responsáveis por 80% do desmatamento em todo o mundo; Avanço da urbanização; Exploração comercial de madeira.

São as árvores que aumentam a umidade do ar, evitam erosões ao longo dos rios, realizam a fotossíntese resultando na produção de oxigênio essencial para os seres vivos, fornecem sombra e conseguem reduzir a temperatura, reduzem a poluição do ar, servem como abrigo para espécies de animais, contribuindo para a ...

A poluição na água, por exemplo, pode causar problemas gastrointestinais, e a poluição atmosférica relaciona-se com problemas respiratórios. Mas não é só a poluição que causa danos, o desmatamento, a introdução de novas espécies e várias outras ações podem colocar em risco a saúde da população.

Abaixo citamos alguns exemplos de impactos ambientais.

  • Impactos da má gestão de resíduos sólidos para meio ambiente. ...
  • Poluição hídrica. ...
  • Contaminação e degradação do solo. ...
  • Alagamentos e inundações em períodos de chuva. ...
  • Proliferação de endemias. ...
  • Impactos da mineração.

Os impactos ambientais alteram as condições normais de funcionamento da natureza e podem causar danos irreversíveis ao mundo, desde como assoreamento dos rios, desertificação, infertilidades do solo, poluição da água, perda de espécies vegetais ou animais.

CONSEQUÊNCIAS DO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA
O acúmulo de maiores quantidades de CO2 na atmosfera contribui para as mudanças climáticas, aumentando a temperatura do planeta em função do efeito estufa.