Quanto tempo O papel leva para se decompor na água?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4 / 5 9 votos

Grande parte do problema associado ao descarte inadequado de papel diz respeito ao seu tempo de decomposição na natureza: a duração do processo é de quatro a seis meses, podendo até demorar mais tempo dependendo das substâncias que compõem o material.

O plástico, por exemplo, leva em média 400 anos enquanto o papel demora de 3 a 6 meses.

A decomposição do papel, assim como a de produtos alimentícios e produtos orgânicos no geral, é feita através de fungos e bactérias e resultam em nutrientes para plantas e outros seres vivos.

Papel

Papel. Entre os materiais, o papel é o que se decompõe mais rápido. Ele leva de 3 a 6 meses para desaparecer do ambiente.

Com certeza, materiais como vidro, lata de alumínio e plástico demorarão muito mais do que um ano para se decompor, mas os materiais como o papel e a matéria orgânica desaparecerão em bem menos tempo.

– Palito de fósforo: de 6 a 12 meses. – Palito de sorvete: 6 meses. – Pano: 6 meses a 1 ano. – Papelão: 2 meses.

“A tinta da caneta, por exemplo, é composta por um material tóxico, prejudicial ao meio ambiente, além das partes de plástico e de metal demorarem décadas para se decompor”, explica Cássio.

Confira o quadro abaixo. Vemos que a decomposição total do vidro na natureza pode durar até 1 milhão de anos, dependendo das condições às quais o material é sujeito. Mesmo com grande variação, o tempo mínimo de desgaste total é de 4 mil anos – muito mais tempo que itens fabricados com alumínio ou plástico.

Plásticos tradicionais levam até 200 anos para se decompor
Cada uma de suas moléculas possui centenas de milhares de átomos, principalmente carbono e hidrogênio. Como as ligações entre os átomos são muito estáveis, os decompositores não conseguem quebrar o material em partes menores para destruí-lo.

É importante destacar que a bituca do cigarro demora cerca de 5 anos para se decompor, isso se deve ao fato de que 95% dos filtros de cigarros são compostos de acetato de celulose, composto orgânico de difícil degradação.

450 anos

Por isso, tem se tornado alvo de muitas críticas, já que em média seis mil fraldas são utilizadas e descartadas nos três primeiros anos de vida da criança. Como cada uma delas leva, aproximadamente, 450 anos para se decompor, é extremamente poluente.

mil anos

Sacolas de plástico podem levar entre 400 a mil anos para decompor, e viraram um símbolo de problemas causados pela poluição por plástico.

600 anos

que uma garrafa PET pode demorar, segundo o Ibama, de 200 a 600 anos para se decompor no meio ambiente? ...

De acordo com o estilista, o tecido se decompõe em dois anos, ao passo que o algodão demora 10 anos e o poliéster, uma fibra sintética, leva um século para desaparecer da natureza.

Papel. O papel é o que tem a vida mais curta dentro do processo de reciclagem. Ele aguenta apenas de cinco a sete reciclagens, isso porque sua composição é de fibras sensíveis e leves.

Grande parte do problema associado ao descarte inadequado de papel diz respeito ao seu tempo de decomposição na natureza: a duração do processo é de quatro a seis meses, podendo até demorar mais tempo dependendo das substâncias que compõem o material.