Qual é a função do citoplasma na célula vegetal?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

Ele é responsável por armazenar substâncias químicas fundamentais para a manutenção da vida. O citoplasma também possui a função de sustentação esquelética celular através de uma estrutura constituída por microfilamentos e tubos proteicos chamada de citoesqueleto.

Citoplasma: está localizado entre a membrana plasmática e o núcleo da célula. Na matriz citoplasmática (citosol) estão imersas várias organelas celulares. No citoplasma ocorrem diferentes reações químicas e muitas substâncias do metabolismo da planta são acumuladas.

Serve de local para realização de diferentes reações químicas; Facilita a troca de substâncias dentro da célula e entre células adjacentes; Devido à presença do citoesqueleto, o citoplasma atua promovendo a sustentação da célula e garantindo sua movimentação, no caso daquela que apresenta movimento ameboide.

O núcleo é o centro de comado da célula. Isso porque, ele tem duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem no interior da célula e armazenar todas as informações genéticas da planta.

As principais diferenças entre as células animais e vegetais são a presença de parede celular celulósica, plastos, vacúolos de suco celular e glioxissomos nas células vegetais e a ausência dessas estruturas na célula animal.

A célula vegetal é eucariótica e apresenta peculiaridades, como a presença de parede celular, plastídios e vacúolo de suco celular. Observe algumas estruturas presentes na célula vegetal. A célula vegetal, assim como a animal, é eucariótica, ou seja, possui núcleo delimitado por membrana nuclear (carioteca).

→ Características do citoplasma
O citoplasma é formado por um líquido viscoso que se deposita entre as organelas. Esse líquido é chamado de citosol ou matriz citoplasmática e é constituído de várias substâncias, como aminoácidos, proteínas, nutrientes, íons e água, a qual compõe cerca de 80% dessa solução.

O citoplasma é formado pelo citosol e por todas as organelas celulares de uma célula, sendo, portanto, fundamental para a sobrevivência celular. Mesmo existindo diversos tipos celulares, todas as células apresentam citoplasma, membrana plasmática e material genético.

Ribossomos são estruturas constituídas por RNAr e proteínas, apresentam duas subunidades, uma maior e uma menor, e são responsáveis pelo processo de síntese proteica. Ribossomos são estruturas celulares, presentes em células procarióticas e eucarióticas, responsáveis pela síntese de proteínas.

plastos

Nas células vegetais, as organelas exclusivas são os plastos, vacúolo de suco celular e glioxissoma. Os plastos são organelas que têm como característica marcante a presença de DNA próprio e dupla membrana.