O que é temperatura de decomposição?

Perguntado por: mmello . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

A temperatura de decomposição de uma substância é a temperatura na qual a substância decompõe-se em menores moléculas de outras substâncias ou em seus átomos constituintes. Por exemplo, o carbonato de cálcio decompõe-se em óxido de cálcio e dióxido de carbono a partir de aproximadamente 840 °C.

As reações de análise também chamadas de reações de decomposição são aquelas em que um reagente composto (formado por mais de um tipo de elemento) é dividido em duas ou mais substâncias de estruturas simples (formadas por um único tipo de elemento).

Um exemplo de uso de uma reação de decomposição é a presença do composto de NaN3(s) em air-bags, que ao serem acionados se decompõem rapidamente, originando o gás nitrogênio que infla os air-bags e pode salvar vidas.

Essa decomposição pode ocorrer de três maneiras: pirólise (decomposição pelo calor) fotólise (decomposição pela luz) eletrólise (decomposição pela eletricidade)

É realizada a decomposição térmica de Bicarbonato de Sódio e coleta do Dióxido de Carbono em solução de Hidróxido de Bário ("água de barita") e posteriormente a reação do respectivo carbonato com ácido e novamente a coleta do Dióxido de Carbono formado em "água de barita".

O processo de decomposição necessita de três fatores básicos: umidade, calor e oxigênio. A umidade garante a proliferação dos micro-organismos e permite que alguns esporos germinem. Já o calor acelera esse processo, pois aumenta consideravelmente o número de micro-organismos em pouco tempo.

Eletrólise: as substâncias se decompõem pela passagem de corrente elétrica. Fotólise: decomposição da substância química pela luz. Pirólise: decomposição pela ação do calor e do fogo. Exemplo: Os airbags são dispositivos de segurança presentes em vários automóveis.

Decomposição total quando, na reação, forem produzidas apenas substâncias simples. Decomposição parcialé quando, na reação, forem produzidas uma ou mais substâncias compostas.

Reações de Análise ou de Decomposição (AB → A+B): ao contrário da reação de adição, essa reação ocorre de modo que uma substância composta se divide em duas ou mais substâncias simples, por exemplo: 2HGO → 2HG + O2.

Na Química Inorgânica, conhecem-se quatro tipos de reações químicas: reações de adição (ou síntese), reações de decomposição (ou análise), reações de simples troca (ou deslocamento) e reações dupla troca (ou permutação). A compreensão das reações químicas é primordial para tudo que envolve a Química.

Decomposição é um termo usado para descrever os processos em que a matéria orgânica é degradada em partículas menores e em nutrientes. Esse nutrientes são devolvidos ao meio e podem ser reaproveitados por outros organismos.