É possível minimizar os impactos do desmatamento?

Perguntado por: nsalazar . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

O uso consciente dos recursos naturais, a conscientização das gerações futuras sobre a preservação ambiental e a criação de leis que garantam a preservação do meio ambiente são as principais medidas para diminuir o impacto ambiental.

Reduza o consumo de carne: A produção de carne é um dos principais fatores que contribuem para o desmatamento, já que árvores são derrubadas para dar mais espaço ao gado. Por isso reduzir o consumo de carne, nem que seja por um dia (vide segunda sem carne), pode ajudar a diminuir a pressão sobre as florestas.

Resposta: É sim possível, mas depende da indústria, das pessoas, do governo, da interação entre toda a sociedade.

Economizar água, separar o lixo corretamente, evitar o consumo de plástico. Essas são algumas formas de reduzir o impacto ambiental na rotina diária e que são ensinadas desde o Ensino Básico, porém, raramente colocadas em prática por grande parte da população.

VEJA ABAIXO FORMAS DE COMO EVITAR O DESMATAMENTO:

  1. “Políticas de fiscalização e controle ambiental" ...
  2. “Definir novas medidas de combate ao desmatamento” ...
  3. “Reflorestar” ...
  4. “Conscientizar a população sobre o desmatamento” ...
  5. “Compre produtos com madeira certificada”

O desmatamento causado pelo homem pode ser combatido com o reflorestamento. A plantação de árvores nas áreas desmatadas ajuda a restaurar o habitat de uma biodiversidade única e combate ao aquecimento global.

A importância do Estudo de Impacto Ambiental
Através do Estudo de Impacto Ambiental, é possível garantir o desenvolvimento sustentável, ou seja, a implantação de obras, construções e o desenvolvimento econômico, aliados a preservação ambiental.

Preservando áreas de florestas, reduzindo a urbanização, criando politicas de preservação e plantação de novas mudas.

Para minimizar os impactos ocorridos, sugere-se o reflorestamento das áreas que tiveram a vegetação suprimida, o apoio institucional aos cidadãos das áreas diretamente afetadas pelo desastre, o incentivo ás atividades econômicas locais, com a busca de alternativas às atividades comprometidas pelo desastre, elaboração ...

- optar por produtos biodegradáveis e realizar a reciclagem de lixo, - reduzir a utilização de veículos, através de caronas por exemplo ou utilização de bicicletas, - optar por consumo de combustíveis não fósseis, - preservar a natureza, evitar desmatamentos e desperdícios de água.