Quais as desvantagens da seleção natural?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 6 votos

À medida que um fenótipo produzido por certos alelos ajuda organismos a sobreviver e se reproduzir melhor do que seus pares, a seleção natural pode aumentar a frequência dos alelos úteis de uma geração para a seguinte - isto é, pode causar uma microevolução.

A seleção artificial também pode ser utilizada para retirar indivíduos indesejáveis. Uma desvantagem deste método é, que necessidade da ação da seleção natural, a condução da população segregante deve ser feita em condições de plantio, não sendo possível a utilização de casa de vegetação.

A seleção artificial pode ser usada para produzir frutas e vegetais maiores, mais saborosos e de maior durabilidade. Plantas com maior resistência a pragas, doenças e variações climáticas. O resultado são lavouras mais produtivas, com menores custos ao produtor e alimentos mais acessíveis ao consumidor.

A seleção natural é um importante mecanismo de evolução proposto por Darwin. Ela garante que os organismos mais aptos a viver em determinado ambiente sejam selecionados. A seleção natural é um dos principais mecanismos da evolução.

Limitações da seleção natural
Além disso, a seleção natural só pode atuar sobre as variações que já existem dentro de uma população. Ela não pode criar variações de forma aleatória. Portanto, a mesma só pode agir sobre características que já existem em uma população, não podendo criar novas características.

A seleção natural pode ocorrer de diferentes formas, sendo classificada em três tipos: seleção direcional, estabilizadora ou disruptiva.

Um exemplo clássico é o do peso dos bebês humanos. A seleção natural atuou selecionando bebês de 3 kg a 4 kg. Bebês muito pequenos ou muito grandes apresentam maiores riscos de mortalidade, desse modo, sua frequência na população reduziu-se ao longo do tempo.

A diferença básica entre Seleção Artificial e Seleção Natural, é que a primeira está condicionada aos interesses do homem, enquanto a Seleção Natural está diretamente a adaptação das populações a um determinado meio.

Essa teoria evolutiva foi formulada pelo naturalista Charles Darwin (1809-1882). A seleção natural afirma que as características vantajosas de uma população para um determinado ambiente são selecionadas e contribuem para a adaptação e sobrevivência das espécies.

A seleção natural nada mais é do que um mecanismo evolutivo que se baseia na sobrevivência e reprodução diferencial de indivíduos de uma população. Costuma-se dizer que a seleção natural seleciona o organismo mais apto a viver em um determinado ambiente.

Esse modelo de evolução proposto por Darwin, no entanto, enfrentou um problema já em sua época: ao coletar fósseis, nunca se observou a lenta modificação dos traços prevista pela teoria. No registro conservado em pedra, muitas espécies pré-históricas apareciam como que de repente.

Seleção natural apenas seleciona entre quaisquer variações existentes na população. O resultado é a evolução. No extremo oposto da escala, a seleção natural é, às vezes, interpretada como sendo um processo aleatório. Isso também é um equívoco.

Pontos principais sobre a seleção natural

  • A seleção natural depende do ambiente. A seleção natural não favorece características que são de algum modo inerentemente superiores. ...
  • A seleção natural age sobre a variação genética. ...
  • A variação genética surge de mutações aleatórias.