Quais são os tipos de deriva genética?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

Por ser tratar de mudanças ao acaso, os alelos fixados ou perdidos pela deriva genética podem ser neutros, deletérios ou vantajosos. As populações pequenas são mais sensíveis a esse processo, ocorrendo de forma mais rápida.

Na deriva genética, pode ocorrer a eliminação de alelos ou a fixação deles nas populações. Imagine, por exemplo, que, em uma população, há roedores de pelo branco e roedores de pelo preto. Na próxima geração, as proporções não serão idênticas, podendo acontecer de um gene estar em maior quantidade do que outro.

A deriva genética corresponde a uma drástica alteração casual de ordem natural, atingindo a concentração genotípica de uma ou várias espécies, não preliminarmente envolvendo fatores de seleção natural, mas ocasionada por eventos repentinos.

A deriva genética pode eliminar um alelo ou até fixá-lo na população. Então, a longo prazo, podemos dizer que a deriva diminui a diversidade genética da população. A deriva tem grande importância em polimorfismos neutros, alelos funcionalmente equivalentes (que não sofrem ação da seleção natural).

Sewall Wright

Isso é exatamente o que prediz a teoria da deriva genética, desenvolvida pelo geneticista americano Sewall Wright (1889-1988) nas décadas de 1930 e 1940.

A seleção natural pode ocorrer de diferentes formas, sendo classificada em três tipos: seleção direcional, estabilizadora ou disruptiva.

Existem três tipos de seleção natural: a direcional, que favorece um fenótipo extremo, a estabilizadora, que favorece o intermediário, e a disruptiva, que seleciona os extremos.

A deriva genética refere-se às alterações aleatórias das freqüências alélicas de uma população devido ao tamanho da amostra, levando eventualmente a fixação ou a perda do alelo.

No nível molecular as mudanças evolutivas ocorrem em função de três fatores evolutivos principais: mutação, seleção natural e deriva genética. Conforme já foi apresentado anteriormente as mutações são a matéria prima da evolução, atuando como a causa principal para a variação genética.

A mutação genética é um fenômeno biológico que ocorre quando há uma alteração no material genético de um organismo. Essa mudança pode ocorrer de forma espontânea, devido a erros durante a replicação do DNA, ou ser induzida por agentes mutagênicos, como a radiação ou substâncias químicas.

Podemos dividir a especiação em três tipos básicos, tendo em vista aspectos geográficos: especiação alopátrica, especiação simpátrica e especiação parapátrica. A especiação alopátrica, acontece quando duas populações de uma espécie são separadas por uma barreira geográfica.