Porque meio dia o Sol e mais quente?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Ao meio-dia solar, o Sol atinge sua altura máxima no céu e a superfície recebe a maior quantidade de energia solar possível desse dia.

Das 10h às 16h há uma maior incidência de raios UVB na atmosfera o que faz com que esses raios atinjam a pele com maior intensidade, sendo prejudicial para a saúde do rosto. Além disso, é importante encaixar na sua rotina pequenos momentos para tomar sol e garantir os benefícios para sua pele.

Apresentam alguns exemplos: 'Ao meio-dia, o Sol está sempre no zênite, sobre a nossa cabeça, e as sombras desaparecem'.

Temperatura do Sol
O núcleo, que corresponde à porção central da estrutura solar, é também a sua região mais quente. É nele que ocorre o processo de fusão dos átomos de hidrogênio, resultando na formação de hélio. A fusão nuclear é responsável pela geração do calor propagado para outras camadas.

Recomenda-se apenas 5 min de sol ao meio dia para ativar a vitamina D , em países com a nossa latitude. Faz mal, sim. O sol emite raios ultravioletas que vão se acumulando nas células da pele.

Pela manhã, os raios solares são menos intensos. Isso garante uma sensação térmica agradável durante todo o dia e permite arejar o ambiente.

- Protege o organismo contra doenças: A exposição ao sol moderada e nos horários corretos, ajuda a regular o sistema imune, dificultando a formação e combatendo as doenças da pele relacionadas à imunidade, como psoríase, vitiligo e dermatite atópica.

A claridade começa a diminuir lentamente até ficar escuro, quando a noite chega. Isso acontece por causa da diferença na espessura (grossura) da camada atmosférica que a luz precisa atravessar para chegar à Terra (veja no quadro acima).

Comparativamente, a região que apresenta a maior disponibilidade energética é a Nordeste, em função de sua localização mais próxima à linha do Equador, seguidas pelo Centro-Oeste e Sudeste.

hidrogênio

Qual é o combustível do Astro-Rei? Nós te respondemos! Trata-se do hidrogênio que, para tal missão, se funde com o calor do núcleo em uma reação bem parecida com um reator atômico. O que vem a seguir é a transformação do hidrogênio em hélio, o que produz 40 milhões de megatons de energia por segundo.

Faz calor a noite, apesar de não ter sol, porque durante o dia o calor é retido e armazenado tanto na atmosfera, como o solo, os prédios, o asfalto, o telhado, entre outras. E elas começam a liberar o calor quando a noite diminui a temperatura do ambiente.

Enquanto a superfície do Sol ferve a cerca de 5 mil graus Celsius, sua camada mais externa, conhecida como corona, é 300 vezes mais quente, ainda que esteja distante do núcleo.

Evite se expor ao sol nos horários próximos ao meio-dia. O horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência de raios ultra-violeta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer da pele.