Como as plantas absorvem a luz?

Perguntado por: mjesus . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

Quando a luz solar atinge uma planta, proteínas especializadas conhecidas como complexos de captação de luz absorvem a energia da luz na forma de fótons, com a ajuda de pigmentos como a clorofila. Esses fótons impulsionam a produção de moléculas de açúcar, que armazenam energia para uso posterior.

As plantas, por outro lado, são especialistas em capturar energia luminosa e em utilizá-la para produzir açúcares através de um processo chamado fotossíntese. Este processo começa com a absorção da luz por moléculas orgânicas especializadas, chamadas pigmentos, que são encontradas nos cloroplastos de células vegetais.

É durante a fotossíntese que ocorre uma série de reações químicas que transformam, através da energia solar, substâncias inorgânicas (água e gás carbônico), em orgânicas (glicose), produzindo o alimento necessário para a sobrevivência da planta, além de ser fonte de energia para os animais.

A fotossíntese começa quando a clorofila absorve energia da luz solar. As plantas usam a energia da luz para transformar a água e o dióxido de carbono em oxigênio e nutrientes, que chamamos de açúcares.

O processo da fotossíntese, de forma resumida, acontece quando a água e os sais minerais são retirados do solo por meio da raiz (no caso das plantas), percorrendo a planta em forma da chamada seiva bruta. Ao chegar às folhas, a luz do sol é absorvida através da clorofila, pigmento que dá a elas a cor verde.

A fotossíntese é um processo fotoquímico que consiste na produção de energia através da luz solar e fixação de carbono proveniente da atmosfera. Ela pode ser resumida como o processo de transformação da energia luminosa em energia química. O termo fotossíntese tem como significado síntese pela luz.

Sem luz, sem fotossíntese. Contudo, como nós, as plantas respiram sem parar, dia e noite. Ao mesmo tempo que estão absorvendo oxigênio e liberando dióxido de carbono, elas “queimam” carboidratos armazenados para alimentar seu crescimento e as funções metabólicas que as sustentam.

Durante o dia, as plantas absorvem o dióxido de carbono, liberando oxigênio no ar durante o processo de fotossíntese. Durante a noite, a energia obtida a partir da respiração é utilizada para manter os processos fisiológicos das plantas em funcionamento.

Sem luz as folhas ficam amarelas e não conseguem produzir o alimento para que a planta se desenvolva e ela acaba morrendo.

O fototropismo só ocorre por causa da presença de um hormônio vegetal, a auxina, responsável pelo crescimento da planta. Quando estimulada pela luz solar, esse hormônio “foge” desse estímulo, se concentrando na região oposta a que está recebendo a luz.

Quando a planta está no escuro, ela irá consumir somente oxigênio, uma vez que está apenas respirando e não realizando a fotossíntese. Quando exposta à luz que aumenta gradualmente sua intensidade, em determinado momento, todo o oxigênio produzido na fotossíntese irá ser utilizado na própria fotossíntese.

Corresponde a primeira etapa da fotossíntese. Os cloroplastos possuem fotoreceptores, as clorofilas a e b, que apresentam redes de ligações simples e duplas alternadas capazes de absorver uma maior quantidade de luz. Os espectros de absorção das clorofilas a e b são diferentes.

As plantas precisam da luz solar para realizar a fotossíntese, processo que lhes permite armazenar moléculas de açúcar para continuarem crescendo.

A fotossíntese acontece nos cloroplastos. Clorofila e carotenoides estão arranjados nos tilacoides dos cloroplastos, em unidades chamadas de fotossistemas. Duas etapas podem ser observadas na fotossíntese: reações luminosas e reações de fixação de carbono. No final da fotossíntese, são produzidos carboidratos.

Fotossíntese. Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência. Como acontece? A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta.

O processo fotossintético tem início quando uma partícula de luz choca-se com uma molécula do pigmento verde (clorofila). A taxa fotossintética, ou seja, a intensidade de fotossíntese que a planta realiza, pode ser alterada pela quantidade de luz que ela recebe.