Pode cortar o talo da orquídea?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Se ela secar parcialmente, você pode (ou não) cortar a parte seca). Caso a haste fique totalmente seca, é recomendado que você faça o corte! Mas é importante destacar que na natureza a haste permaneceria seca por um tempo, até se quebrar naturalmente, então essa pode ser uma escolha sua!

Cortando a haste, após o término da floração, damos uma chance para que a planta desenvolva outras estruturas, como folhas e raízes, preparando a para uma nova floração, que geralmente ocorrerá no ano seguinte.

Cortando a haste, após o término da floração, damos uma chance para que a planta desenvolva outras estruturas, como folhas e raízes, preparando a para uma nova floração, que geralmente ocorrerá no ano seguinte.

Se isso acontecer, é simples: basta cortar a haste com o “bebê orquídea” e levá-lo a um novo vaso. No entanto, é importante que a haste seja cortada quando as raízes do keiki tiverem cerca de 5 centímetros de comprimento.

Corte-a a 2 cm da base. Se estiver verde, deixe-a até a próxima florada, pode brotar novamente ou então realize o corte na terceira gema (a parte saliente contada de baixo pra cima). Quando feito esse último procedimento uma nova floração ou novas mudas em hastes secundárias poderão nascer.

Já a Phalaenopsis, uma das mais comuns e conhecidas orquídeas, pode aproveitar a haste floral pra dar novos botões. O truque pra Phalaenopsis é olhar como a haste está: se seco, tá liberado pra cortar; se ainda estiver verde, a planta aproveitará os nutrientes que estão ali, então, nada de tesoura.

Outra forma bastante útil para regar orquídeas é com um spray. Não precisa economizar água: pode abusar do spray em cima das raízes e do substrato. O bom do spray é que ele se espalha de forma bastante homogênea pelas raízes da orquídea. Dependendo da quantidade, pode ser que a água nem escorra tanto para fora do vaso!

Ao fazer isso, o gasto energético vai ser grande, e isso pode fazer com que as folhas fiquem murchas e a orquídea pare de dar flores por um tempo mais longo! Ela pode até morrer, mas apenas se não for bem cuidada.

Mas se você quer ver sua orquídea florir, vai precisar garantir mais nutrientes, e não há forma melhor do que por meio de adubos. O processo é simples: compre o adubo NPK 10-10-10 ou NPK 18-18-18 que você encontrar na loja especializada ou na floricultura.

Se a sua orquídea é uma espécie que floresce várias vezes por ano, não corte a haste floral muito rapidamente. Mesmo que a orquídea tenha murchado pela primeira vez, o que importa é que o caule que suporta as flores esteja verde para que uma segunda floração ocorra.

O que acontece é que, a queimadura, se torna um ferimento e é através dele que podem entrar vírus, bactérias e fungos. Isso acontece com qualquer ferimento. Seja corte de folhas ou até mesmo de raízes em qualquer ferimento do seu exemplar.