Pode amarrar orquídea com arame?

Perguntado por: anascimento4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

Deixar a parte nova da orquídea bem rente ao tronco ou a madeira para que ela tenha espaço para crescer. Não usem arames, pois eles podem machucar ou cortar a planta. O melhor é o fitilho, porque você pode apertar e não vai machuca-la, além de com o tempo ele ser fácil de tirar.

4- Evite amarrar com muita força
Na hora de amarrar a orquídea ao tronco, seja com um barbante ou outro material (algumas pessoas usam até mesmo arame), é importante que isso seja feito com firmeza, mas sem apertar demais! Afinal, espremer as raízes contra a árvore ou impedir a entrada de ar pode ser um problema.

Para prender, use um material que não tenha contato direto com a raiz da planta, assim fazendo com que ela se desenvolva melhor. Pode ser barbante ou tiras de tecido, por exemplo. 4. Você deve manter presa a orquídea até perceber que ela está firme no tronco.

Segundo Rosita, o segredo é lembrar que as orquídeas não podem receber muita água, não gostam de muito vento, nem de muito sol. “Por isso, para quem mora em casa ou apartamento, a lavanderia é o melhor lugar para colocá-las”, explica.

Depois que deixar o seu tronco na água, deixe-o secar no sol antes de fixar a orquídea nele. Quando ele estiver seco, fixe a orquídea amarrando com um barbante, náilon ou arame. Você pode utilizar também meia-calça. Faça tudo para que de forma nenhuma você possa “enforcar” sua orquídea no tronco no passar dos dias.

Para fixar, use um material macio que não estrangule ou corte a orquídea. O ideal é amarrar a parte contento substrato e raízes, deixando-as firme ao tronco. Pode-se tirar o excesso de substrato se for o caso. Sugerimos o fitilho, que é largo, não aconselhamos arame que pode machucar a planta.

Algumas pessoas acham que podem colocar orquídeas em qualquer tipo de árvore, e não consideram a sombra que a árvore tem, seja dela mesma, seja de outras árvores ou estruturas ao redor. Portanto, você pode colocar sua orquídea em uma árvore que não faz muita sombra, mas que tem outras árvores ao redor, por exemplo.

Mas se você quer ver sua orquídea florir, vai precisar garantir mais nutrientes, e não há forma melhor do que por meio de adubos. O processo é simples: compre o adubo NPK 10-10-10 ou NPK 18-18-18 que você encontrar na loja especializada ou na floricultura.

Se a sua orquídea é uma espécie que floresce várias vezes por ano, não corte a haste floral muito rapidamente. Mesmo que a orquídea tenha murchado pela primeira vez, o que importa é que o caule que suporta as flores esteja verde para que uma segunda floração ocorra.

Para emitir uma boa floração, as orquídeas gastam uma quantidade enorme de energia, que é acumulada durante o ano todo nas folhas, raízes e pseudobulbos. Se as folhas, raízes, ou pseudobulbos não estiverem saudáveis, a planta irá provavelmente evitar a floração para poupá-la do desgaste.

Em geral, orquídeas gostam muito de claridade, mas não suportam a exposição direta ao sol.

Se uma orquídea está plantada em substrato com pó, a rega pode ser semanal, mas, se estiver plantada em piaçaba ou casca de madeira, a rega deve ser diária. Quando se compra um vaso de orquídea, é útil verificar qual o substrato (material) em que está plantada, pois, dependendo dele, a secagem pode ser rápida ou lenta.

Iluminação. Luz, sim! As orquídeas gostam de estar sempre muito bem iluminadas, especialmente na parte da manhã. Mas nunca recebendo diretamente os raios solares.

As orquídeas gostam de estar sempre muito bem iluminadas, especialmente na parte da manhã. Mas nunca recebendo diretamente os raios solares. O sol aumenta a temperatura da folhagem e não faz bem para a planta. Por isso, evite colocá-la em espaços externos sem proteção.

Posso utilizar terra nos vasos de orquídeas? Inicialmente a resposta é NÃO, pois a maioria das orquídeas são epífitas. Entretanto pode ser um sim, desde que sua orquídea seja terrestre ou tenha uma resistência muito grande a umidade, o que é muito incomum para plantas desse grupo.

Confira como cuidar da orquídea plantada no tronco:

  1. Remova as flores secas. Cortar as flores que já se secaram é uma forma de facilitar o crescimento das novas flores e facilitar a adubação. ...
  2. Aplique fomicida se preciso. Pode ser que as formigas tomem conta das orquídeas! ...
  3. Molhe bastante. ...
  4. Evite a poda da árvore.