Como acelerar o crescimento das orquídeas?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 7 votos

Se você quiser acelerar o crescimento de uma muda ou planta, utilize um fertilizante rico em nitrogênio, o elemento que estimula o crescimento e a brotação. Uma fórmula muito utilizada pelos orquidófilos nessa situação é a 30 10 10, que possui 30% de nitrogênio em sua formulação.

Em geral, orquídeas gostam muito de claridade, mas não suportam a exposição direta ao sol.

A água de arroz funciona como um energizante para as plantas e atua como um complemento na fertilização, não substituindo este processo. Além de ser bastante útil para sua horta, essa receita também funciona para plantas de interior, como orquídeas, por exemplo.

Quanto tempo leva para uma orquídea crescer a partir da semente? Pode levar de quatro a oito anos para as sementes de orquídea produzirem uma planta capaz de florescer.

Teresa, há muitos tipos de fertilizantes que você pode usar na sua orquídea, mas o mais recomendado é o NPK 20-20-20. Trata-se de um pó azul, borrifado nas folhas e no substrato (a "terrinha" da orquídea, que não é exatamente uma terra, sabe?).

Segundo Rosita, o segredo é lembrar que as orquídeas não podem receber muita água, não gostam de muito vento, nem de muito sol. “Por isso, para quem mora em casa ou apartamento, a lavanderia é o melhor lugar para colocá-las”, explica.

Se uma orquídea está plantada em substrato com pó, a rega pode ser semanal, mas, se estiver plantada em piaçaba ou casca de madeira, a rega deve ser diária. Quando se compra um vaso de orquídea, é útil verificar qual o substrato (material) em que está plantada, pois, dependendo dele, a secagem pode ser rápida ou lenta.

Canela em pó estimula floração em orquídea.

A mesma orquídea plantada de modos diferentes e em locais diferentes poderá ser regada de 1 a 7 vezes por semana. Em ambientes secos, como quintais com piso frio, que não seguram umidade, deve-se molhar mais que orquídeas que estão sobre jardins ou gramados.

Como usar água de arroz na planta
Para fazer a pulverização com a água de arroz é só transferi-la para um borrifador, umedecendo apenas as folhas e não o solo. Rega inferior: esse tipo de irrigação é feito por um tipo de imersão. A água é adicionada a um prato de plantas, onde o vaso vai por cima.

Como acelerar o crescimento das plantas

  1. Adube adequadamente. ...
  2. Regue adequadamente. ...
  3. Forneça luz solar adequada. ...
  4. Pode as plantas regularmente. ...
  5. Dica extra: como fazer adubo caseiro rápido. ...
  6. 5 árvores de pequeno porte para cultivar no jardim e fazer muita sombra.

Mas se você quer ver sua orquídea florir, vai precisar garantir mais nutrientes, e não há forma melhor do que por meio de adubos. O processo é simples: compre o adubo NPK 10-10-10 ou NPK 18-18-18 que você encontrar na loja especializada ou na floricultura.

As orquídeas gostam de estar sempre muito bem iluminadas, especialmente na parte da manhã. Mas nunca recebendo diretamente os raios solares.

Adubos caseiros para orquídeas
Alguns exemplos que ela cita são: cascas de ovos, cascas de bananas, mel, canela e até água de coco. "Estes adubos podem ser usados em média uma vez por semana, ou até 3 vezes, dependendo do momento de desenvolvimento da planta.

Se você adubar a orquídea uma vez por semana com NPK 30-15-15, logo surgirão novas raízes, que são verdes na ponta e mais claras no comprimento. Essas pontas coloridas são justamente uma comprovação de que a planta respondeu ao tratamento: são as células mais ativas das raízes, responsáveis pelo crescimento.