Como fazer mudas de orquídeas com a raiz?

Perguntado por: eteixeira2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

Faça o plantio da mudinha, enterrando a raiz no vaso já preparado com substrato, e se necessário coloque uma varetinha para sustentar a nova muda. No processo de como cuidar de orquídea, a fase da muda precisa de regas periódicas e os mesmos cuidados de um orquídea adulta.

As raízes para cima da orquídea não devem ser cortadas. A não ser que elas se quebrem ou fiquem muito secas. Nesse caso, você pode usar uma tesoura esterilizada e aplicar própolis ou canela na “ferida” para evitar infecções.

Deixar a parte nova da orquídea bem rente ao tronco ou a madeira para que ela tenha espaço para crescer. Não usem arames, pois eles podem machucar ou cortar a planta. O melhor é o fitilho, porque você pode apertar e não vai machuca-la, além de com o tempo ele ser fácil de tirar.

Para replantar a sua orquídea, desprenda as raízes do vaso, cuidadosamente, sem machucá-la. Se preferir, pode molhar para facilitar o processo. Após, remova a orquídea do vaso pressionando suas laterais e virando o vaso de ponta cabeça. Lave a planta para retirar o excesso de adubo e toxinas.

Se você adubar a orquídea uma vez por semana com NPK 30-15-15, logo surgirão novas raízes, que são verdes na ponta e mais claras no comprimento. Essas pontas coloridas são justamente uma comprovação de que a planta respondeu ao tratamento: são as células mais ativas das raízes, responsáveis pelo crescimento.

No caso da orquídea, uma opção bastante encontrada no mercado é o adubo mineral, que é indicado pela sigla NPK. Essas três letras representam as substâncias: nitrogênio, fósforo e potássio. Apesar de terem os mesmos nutrientes, eles recebem três classificações diferentes, de acordo com proporção de cada substância.

diferentes. ou então várias falei notas e fica muito nessa dúvida será que eu posso plantar. todas juntas no mesmo vaso ea resposta é simples só vocês podem plantar. várias orquídeas em um vaso só porém seis têm de respeitar.

não fique mudando ela de local ela pode demorar dois. três até quatro meses para começar mais dar só que você pegar ela de um lugar você está misteriosa para sair aí então vou mudar de lugar.

Isso depende de vários fatores, como o tipo de orquídea que você está enraizando, o substrato que você está usando e a quantidade de luz e água que sua planta está recebendo. De um modo geral, no entanto, você pode esperar que sua orquídea enraizada cresça em algumas semanas.

Para quem vai iniciar o cultivo de orquídeas em troncos de árvores uma boa dica é optar por espécies frutíferas como laranjeiras e limoeiros. Elas têm floração perene e troncos rugosos, o que facilita o processo de fixação e sustentação das raízes da planta.

A primavera é a estação para reenvasar orquídeas — a maioria delas. A mudança de vaso e a substituição do substrato pode ser stressante para a planta e deverá ser feito com algum cuidado. Consoante o tipo de orquídea, devemos saber escolher o melhor vaso, o substrato e a melhor altura para reenvasar.

Posso utilizar terra nos vasos de orquídeas? Inicialmente a resposta é NÃO, pois a maioria das orquídeas são epífitas. Entretanto pode ser um sim, desde que sua orquídea seja terrestre ou tenha uma resistência muito grande a umidade, o que é muito incomum para plantas desse grupo.

As orquídeas gostam de estar sempre muito bem iluminadas, especialmente na parte da manhã. Mas nunca recebendo diretamente os raios solares. O sol aumenta a temperatura da folhagem e não faz bem para a planta. Por isso, evite colocá-la em espaços externos sem proteção.

Se você quiser acelerar o crescimento de uma muda ou planta, utilize um fertilizante rico em nitrogênio, o elemento que estimula o crescimento e a brotação. Uma fórmula muito utilizada pelos orquidófilos nessa situação é a 30 10 10, que possui 30% de nitrogênio em sua formulação.

Corte também todas as raízes que você notar que estão em muito mau estado. Pode ser que elas estejam enegrecidas ou castanhas, com a parte exterior seca, mas com o centro da raiz, o fio principal no interior, completamente podre.

Adubo balanceado tipo NPK 20-20-20 é o suficiente para o crescimento de orquídeas. Invista em fertilizantes que diluem na água ou adubo sólido. Mas cuidado para não adubar demais! As orquídeas possuem metabolismo muito lento e o excesso de fertilizante pode acabar salinizando o substrato.