O que tem dentro da pipoca?

Perguntado por: rprates9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

No interior do grão, além da água, existe uma quantidade de amido em estado sólido que, com o aumento da temperatura, torna-se gelatinoso e tende a se dilatar. A pressão exercida pelo vapor d'água e pelo amido chega a ser maior que a pressão interna de um pneu de carro e rompe a dura casca do milho.

O grão de milho é formado principalmente de amido e água. Com o ciclo do grão, a água no seu interior se transforma em vapor se expande e aumenta a pressão interna, ao ponto do pericarpo (película que reveste o grão) não treinando a pressão e ocorrendo uma explosão, os flocos.

Quando o grão é aquecido, a água se expande, criando uma pressão interna que cresce até que, a uma temperatura de aproximadamente 177°C, a camada rígida se rompe. Assim, o grão estoura e o amido origina a parte branca e macia da pipoca.

Ela é rica em fibras e polifenois, que são antioxidantes e agem inibindo a ação dos radicais livres no organismo, diminuindo o envelhecimento precoce, riscos de doenças cardíacas e oxidação de colesterol. Além disso, o milho é fonte de vitaminas do complexo B, manganês e magnésio, presentes principalmente na casca.

Por ser rica em polifenóis - antioxidantes que inibem a ação dos radicais livres, cuja ação causa o envelhecimento celular - a pipoca ajuda a reduzir o envelhecimento precoce e o risco de ter doenças cardíacas. É melhor fazer a pipoca sem usar óleo, pois ele elimina as propriedades antioxidantes (e agrega calorias).

A pressão exercida pelo vapor d'água e pelo amido chega a ser maior que a pressão interna de um pneu de carro e rompe a dura casca do milho. Quando isso ocorre, o amido solidifica-se e transforma-se na espuma branca que comemos. Alguns grãos, mesmo submetidos à alta temperatura, não se transformam em pipoca.

Quando um grão de milho é aquecido sua umidade interna é convertida em vapor, em dado momento o vapor se expande e tenta sair. As moléculas se movimentam com tanta rapidez no interior do milho que pressionam fortemente as paredes resistentes, até que elas se rompem: é nessa hora que os grãos de milho explodem.

piruá

O grão que não estoura ao ser feita a pipoca é chamado de piruá, ou mururu. O milho cultivado para a produção de pipoca é de uma variedade especial, com espigas menores que as do milho tradicional (doce), devendo ser comercializado com teor de umidade em torno de 12 a 13%.

Recuperando os piruás. Velha viúva, ou Old Maids, é um termo utilizado pelos americanos para as pipocas que não estouram e geralmente ocupam o fundo da vasilha e sacos de pipoca.

"Pipoca" originou-se do termo tupi pï'poka, "estalando a pele", formado pela junção de pira (pele) e poka (estourar). "Pororoca" originou-se do termo tupi poro'roka, gerúndio de poro'rog, "estrondar".

Os grãos de milho da pipoca de microondas são geneticamente modificados, especialmente para aumentar seu prazo de validade. Além disso, contém sal processado e outros produtos químicos que a tornam um vício e um perigo ao mesmo tempo.

Os hidratos de carbono em pipoca sem gordura ajudam a trazer o aminoácido triptofano em seu cérebro, que é usado para produzir serotonina, que ajuda a dormir. Como comer uma refeição pesada dentro de duas horas antes de se deitar pode mantê-lo acordado, pipoca de baixa caloria é um lanche ideal para o fim da noite.