Faz mal comer pipoca antes de dormir?

Perguntado por: lmata . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

Ela é um dos piores alimentos para o sistema digestivo lidar antes de dormir, podendo provocar um inchaço considerável no corpo.

Os hidratos de carbono em pipoca sem gordura ajudam a trazer o aminoácido triptofano em seu cérebro, que é usado para produzir serotonina, que ajuda a dormir. Como comer uma refeição pesada dentro de duas horas antes de se deitar pode mantê-lo acordado, pipoca de baixa caloria é um lanche ideal para o fim da noite.

A introdução deste alimento a noite é possível, mas deve ser feita de maneira orientada pelo seu nutricionista. Além disso, é muito importante ter cuidado com a pipoca escolhida: jamais consuma aquela de micro-ondas, sempre dê preferência à pipoca caseira, podendo ser feita de diferentes maneiras saudáveis.

Pipoca de tarde (no trabalho)
Além de melhorar muito sua atenção. Os polifenóis são excelentes antioxidantes, que além de prevenir doenças crônicas e cardiovasculares ainda previne o envelhecimento precoce da pele.

A recomendação de 4 anos é pelo fato de a pipoca ser fácil de se engasgar! Segundo eles, em média, uma criança morre a cada 5 dias nos EUA por causa de engasgos com comida.

Alguns exemplos do que não devemos comer à noite:
Açúcar, de doces em geral. Gorduras, presentes na carne vermelha, pizza e pastéis, por exemplo. Frituras, como batata frita e salgadinhos. Alimentos calóricos, tipo pães, massas, tortas, salgadinhos industrializados.

No quesito lanches noturnos, a pipoca é imbatível. Ela é uma “refeição” ideal porque dá mais saciedade do que outros lanches e porque não depende de fritura para ter um bom sabor.

Por fim, apesar de entregar boas doses de carboidratos e fibras, a pipoca é pobre em proteínas, macronutriente que não pode faltar no seu jantar. Por isso, a conclusão é que até dá para trocar a refeição por um saquinho de pipoca natural de vez em quando, mas o ideal mesmo é deixá-lo para os lanches intermediários.

Por ser rica em polifenóis - antioxidantes que inibem a ação dos radicais livres, cuja ação causa o envelhecimento celular - a pipoca ajuda a reduzir o envelhecimento precoce e o risco de ter doenças cardíacas. É melhor fazer a pipoca sem usar óleo, pois ele elimina as propriedades antioxidantes (e agrega calorias).

Ela é rica em fibras e polifenois, que são antioxidantes e agem inibindo a ação dos radicais livres no organismo, diminuindo o envelhecimento precoce, riscos de doenças cardíacas e oxidação de colesterol. Além disso, o milho é fonte de vitaminas do complexo B, manganês e magnésio, presentes principalmente na casca.

A maneira mais saudável para fazer pipoca é não usar óleo nem manteiga em seu preparo e evitar a utilização de sal.

Combate o estresse e melhora o humor
Já a vitamina B6 é precursora da serotonina, uma substância química que atua no cérebro e está relacionada à sensação de relaxamento e bem-estar. Assim, a pipoca também ajuda a controlar a irritação e a ansiedade, melhorando o humor.

A manteiga é a melhor opção, mas a pipoca sem gordura é a forma mais recomendada de consumir o alimento. Sobre isso Bruna afirma que “se tiver o recipiente adequado – com água no micro-ondas, se não a boa e velha panela com um tiquinho de óleo ou azeite resolve!”.

Comer pipoca todo dia faz mal? O ideal é sempre variar a alimentação, mas se a pipoca for feita sem óleo ou sal e consumida moderadamente (umas 2, 3 xícaras por dia), como um dos lanches intermediários, não há problema algum.

Não, a pipoca não engorda. Ela é um alimento com teor calórico considerável, entretanto, possui também uma boa quantidade de fibras, o que faz da pipoca uma fonte de carboidratos de baixo IG, isto é, as chances de sua energia ser convertida em gordura são baixas.

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

  • 2.1. Cafeína.
  • 2.2. Carne vermelha.
  • 2.3. Sobremesas açucaradas.
  • 2.4. Pimenta.
  • 2.5. Álcool.
  • 2.6. Alimentos ácidos.