O que se estuda na fonética?

Perguntado por: abarreto . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Fonética é a ciência que estuda os sons da fala a partir de diferentes perspectivas: a articulatória, a acústica e a perceptual ou auditiva. A fonética articulatória descreve o modo como os sons, consoantes e vogais, são universalmente produzidos pelo aparelho fonador humano.

Fonética e fonologia são ramos complementares da linguística. O objetivo é investigar e estudar os sons das palavras. Enquanto a fonética se preocupa em estudar os sons das palavras em sua realização concreta, a fonologia, por sua vez, estuda os fonemas das palavras.

A Fonética pode dividir-se em três ramos distintos, assim, surgiu a Fonética Articulatória, que analisa os movimentos dos órgãos articulatórios na produção da fala, a Fonética Acústica, que por sua vez se dedica ao estudo das propriedades físicas dos sons da fala e por fim a Fonética Perceptiva, que tem como função o ...

A fonética é uma ciência de suma importância para o estudo de uma língua (seja ela estrangeira ou materna), pois ela possui como unidade de estudo o som (fone), que é a concretização do fonema (unidade de estudo da fonologia).

Os fonemas da Língua Portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e consoantes.

Fonética – Fonemas
Em sentido mais elementar, a Fonética é o estudo dos sons ou dos fonemas, entendendo-se por fonemas os sons emitidos pela voz humana, os quais caracterizam a oposição entre os vocábulos. Por exemplo, em 'pato' e 'bato' é o som inicial das consoantes p- e b- que opõe entre si as duas palavras.

Fone diz respeito aos sons efetivamente produzidos na fala, que varia de região para região. Fonema é um elemento da língua que corresponde à imagem mental que os falantes têm das unidades sonoras do sistema fonológico. A ortografia representa os fonemas, e não os fones.

Tanto na Língua Portuguesa quanto em outros idiomas, fonética é a disciplina que analisa como produzimos e percebemos os sons criados por nosso sistema vocálico. Podemos traduzir seu significado, portanto, como o estudo da fala e de todas as suas particularidades.

Os fonemas são os sons produzidos pelos falantes e representam as unidades sonoras que formam as palavras de uma língua. Os seres humanos produzem sons que se articulam, juntam-se e formam as palavras. Para representar graficamente os sons, utilizamos as letras.

Escrita Fonética é todo aquele sistema de escrita que se baseia na representação dos sons da fala.

A unidade básica de estudo para a Fonética é o fone, ou seja, os sons vocálicos e consonantais encontrados na fala.

A língua portuguesa tem 12 fonemas vocálicos e 19 fonemas consonantais.

Fonética e códigos. "H" não é propriamente consoante e nem vogal, porque não tem valor algum de som ou ruído, sendo assim, tornando impossível a existência de fonemas que apontem para ela. Oficialmente, esta letra é apenas classificada como letra diacrítica, pois é, propriamente dita, a segunda letra de um dígrafo.