O que pode ser muito arroto?

Perguntado por: ocamacho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 15 votos

De acordo com a especialista, arrotar em excesso sem um motivo serve de alerta para procurar um médico. “Em alguns casos, a eructação contínua é sinal de hérnia de hiato. Ou seja, a frouxidão da musculatura ao redor do esôfago, que provoca refluxo e uma saída maior dos gases do interior do estômago.

O arroto em si raramente é uma doença. Contudo, se o excesso de arroto vem com outros sintomas, pode indicar problemas. Um estômago inchado pode acontecer ao engolir muito ar, mas se você estiver extremamente inchada e dolorida, pode ser outro sintoma de uma obstrução.

Condições que podem causar arrotos incluem: Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE): distúrbio que faz com que o ácido do estômago suba para o esôfago. Gastroparesia, também chamada de atraso do esvaziamento gástrico: distúrbio no qual os músculos na parede do estômago estão enfraquecidos.

Coma devagar, mastigue bem os alimentos e não exagere no tamanho das porções; Não mastigue chicletes nem balas muito duras, porque aumentam a salivação e a ocorrência de gases estomacais; Procure não falar demais durante as refeições, pois isso aumenta a deglutição de ar; Não force a expulsão dos gases estomacais.

Causas da produção de gases: - Lactose (açúcar do leite); - Frutose (açúcar das frutas); - Obesidade – a gordura comprime os órgãos, dificuldade de respirar e mastigar; - Problemas digestivos, ortodônticos e má formação da face; - Hábito alimentar inadequado – alimentação rica em frituras e produtos embutidos - ...

Arrotos frequentes
A presença do ácido no estômago também faz com que sejam gerados gazes no organismo, parcialmente devido à má digestão. O resultado é um acúmulo de gás no estômago, que, além de aumentar a sensação de peso e estufamento na barriga, também gera arrotos com bastante frequência.

A má alimentação, com o excesso de produtos que elevam essa produção de gases, leva a uma distensão do estômago, facilitando e favorecendo o refluxo”, afirma ele. A forma mais comum de eliminar esses gases é pela eructação, popularmente conhecida como arroto.

Câncer de intestino
Ele abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon, no reto – final do intestino, e ânus, e pode causar obstruções no trato digestivo, levando ao excesso de gases.

O principal sintoma da ansiedade é o refluxo ácido, que se trata de azia e queimação no estômago. Devido à hérnia de hiato, o mecanismo natural que impede que o ácido do estômago chegue até o esôfago deixa de existir. Outros sintomas comuns são: Sensação de "bolo" na garganta.

Chás com com propriedades calmantes e digestivas como boldo, erva-doce, hortelã e macela, são uma boa solução caseira para combater os gases, a má digestão, que causa sensação de barriga inchada, arrotos frequentes e até mesmo dor de cabeça.