Estou sentindo mal-estar no estômago?

Perguntado por: axavier5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Algumas condições clínicas que podem estar relacionadas ao desconforto estomacal são: Doenças causadas por excesso de ácido, como gastrite e úlcera; Doenças neoplásicas, como câncer do estômago; Problemas de esvaziamento gástrico, como a gastroparesia diabética e a dispepsia funcional.

Gastrite, gastroenterite, refluxo gastroesofágico, pancreatite e cálculo na vesícula são algumas doenças gastrointestinais que causam ânsia de vômito. Geralmente, o sintoma aparece logo após as refeições.

Existe uma imensa variedade de causas do mal-estar e da indisposição no corpo, como: estresse (e outros distúrbios mentais, como ansiedade e depressão); febre; quadros infecciosos (infecções do trato respiratório, gastrointestinais, do trato urinário etc.); resfriado; gripe; dengue (febre amarela e chikungunya); covid- ...

É preciso procurar um médico e até atendimento de emergência quando o enjoo impede a alimentação adequada e/ou traz outros sintomas como forte dor de cabeça, torcicolo, letargia, vômito com sangue, elevação de pressão arterial, febre, vômito e diarreia combinados e/ou dor abdominal intensa.

Também pode haver a sensação de enjoo ou de estômago muito cheio, a demora na digestão e arrotos frequentes, região do estômago inchada e dolorida, perda do apetite, vômito ou ânsia de vômito.

Dentre a lista dos melhores remédios para enjoo, aqui você encontra:

  • Dicloridrato de Betaistina em comprimidos;
  • Maleato de Trimebutina em cápsulas;
  • Bromoprida em cápsulas;
  • Bromoprida líquido, entre outros.

Chá para enjoo

  • Chá de gengibre. O gengibre é um alimento utilizado para combater enjoos e aliviar irritações estomacais há milhares de anos, devido a seus compostos bioativos, que interagem com o sistema nervoso central e diminuem os sintomas da náusea. ...
  • Chá de camomila. ...
  • Chá de limão com mel. ...
  • Chá de erva-doce.

A gastrite nervosa, ao contrário, não causa inflamação. O que faz com que a dispepsia funcional seja chamada de gastrite nervosa é em razão dos sintomas similares à clássica gastrite. Entre eles estão azia, queimação, aquela sensação de estômago cheio ou inchaço abdominal.

Chás com com propriedades calmantes e digestivas como boldo, erva-doce, hortelã e macela, são uma boa solução caseira para combater os gases, a má digestão, que causa sensação de barriga inchada, arrotos frequentes e até mesmo dor de cabeça.

Há vários tipos de chás que auxiliam no processo de melhora dos enjoos e náuseas. Uns aceleram o esvaziamento gástrico, outros ajudam na quebra da gordura facilitando a digestão. Os mais indicados para quem sofre de náuseas são: boldo-do-chile, hortelã, gengibre, camomila, erva doce, alecrim e carqueja.

Frutas cítricas
Frutas cítricas como a laranja e o limão são ótimas opções para pessoas doentes consumirem e que podem ajudar contra enjoos e náuseas.

Náusea. A náusea costuma ser um dos sintomas físicos da ansiedade mais desconfortáveis. A pessoa ansiosa sente incontrolável vontade de regurgitar quando a ansiedade ataca, mas, como não consegue fazê-lo, fica amuada, sentindo-se mal até a sensação passar. Em muitos casos, a náusea evolui para a gastrite nervosa.

problemas emocionais, como ansiedade e estresse; problemas no sistema gastrointestinal, como refluxo gastroesofágico, hepatite, pancreatite e gastrite; crises de labirintite; enxaquecas.

dor ou queimação na parte alta do abdome; perda de sangue gástrica ou intestinal; náuseas ou vômitos intensos.

A gastrite é uma inflamação da mucosa interna do estômago que provoca dor intensa, azia e queimação. Perda do apetite, náuseas e vômitos também são sintomas. Gastrite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. Essa alteração pode ser provocada por diferentes fatores.