Qual a bombinha para asma?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 7 votos

Hoje vamos falar sobre as bombinhas de asma, tais como Aerolin, Berotec e Seretide. Elas são indicadas para o tratamento e controle da asma e devem ser usadas segundo as orientações do pneumologista.

O aparelho utilizado para a inalação de broncodilatadores, conhecido como nebulímetro (bombinha de asma), é um inalador dosimetrado ou spray, que ao ser acionado libera uma pequena dose da medicação armazenada em seu interior. A substância fica suspensa ou dissolvida em um gás propulsor.

Prednisona e prednisolona são os mais conhecidos, sendo receitados em forma oral (comprimidos) para tratamentos pontuais por aliviarem os sintomas críticos da asma. Mas há casos em que o paciente deve se dirigir até uma unidade de saúde para receber metilprednisolona por via endovenosa.

Quem tem asma geralmente carrega a bombinha sempre por perto, uma importante aliada para 6,4 milhões de brasileiros que sofrem com a doença na hora das crises.

Seu médico deve ter aconselhado-o a utilizar seu inalador regularmente todos os dias ou somente quando você estiver ofegante ou com falta de ar. Não tome doses duplas, a menos que o seu médico tenha recomendado. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.

Sulfato de Salbutamol Teuto 0,4mg/mL, caixa com 1 frasco com 120mL de solução de uso oral.

Reações adversas de Aerolin
Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): tremor; dor de cabeça; taquicardia (aumento da frequência dos batimentos do coração).

Alguns procedimentos podem ser:

  1. Usar medicações: anti-inflamatórios e broncodilatadores;
  2. Fazer nebulizações com soro fisiológico;
  3. Praticar esportes que trabalham a respiração, a exemplo da natação;
  4. Evitar exposição a agentes ameaçadores: poeira, cigarro e frio, por exemplo, podem piorar a situação.

A distinção entre bronquite e asma é importante, não só pelo fato de impedir que o paciente seja rotulado com uma doença que não tem, mas principalmente porque o tratamento e o prognóstico a longo prazo dessas doenças é diferente. A asma, na maioria dos casos, é uma doença bem mais benigna que a bronquite crônica.

O diagnóstico da asma é principalmente clínico, obtido após consulta e avaliação pelo médico, mas também é confirmado pelo exame físico e pelos exames de função pulmonar (espirometria).

Correr, praticar esportes, ou fazer trabalhos pesados pode causar sintomas de asma, mas estas atividades são boas para você. O médico pode prescrever uma medicação preventiva antes destas atividades. Entretanto, você deve evitar exercícios intensos se estiver com sintomas de asma ou saindo de uma crise mais forte.

A asma é uma inflamação dos bronquíolos, geralmente desencadeada por um processo alérgico que é mais comum em crianças. Já a bronquite é uma inflamação dos brônquios, que pode ser associada a um processo infeccioso (quando aguda) ou provocada pela inalação de agentes irritantes (quando crônica).

- Crianças de 2 a 6 anos: 2,5 a 5 mL do xarope (1 a 2 mg de salbutamol) 3 ou 4 vezes ao dia. - Crianças de 6 a 12 anos: 5 mL do xarope (2 mg de salbutamol) 3 ou 4 vezes ao dia. - Crianças acima de 12 anos: 5 a 10 mL do xarope (2 a 4 mg de salbutamol) 3 ou 4 vezes ao dia.

Clenil HFA, para o que é indicado e para o que serve? Clenil® HFA é destinado ao tratamento e prevenção da asma brônquica e bronquite, bem como nos processos inflamatórios das vias aéreas superiores (como nariz, garganta e brônquios).