Quanto tempo pode durar uma crise de asma?

Perguntado por: emuniz9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

A pneumologista Aline Tavares explica que as crises de asma podem durar de minutos a dias e podem se tornar perigosas e até letais se o fluxo de ar estiver muito restrito. Caso a crise esteja mais forte que o normal, é ideal procurar um serviço de emergência.

Em relação à duração da crise de asma, não há um padrão definido. Essas manifestações agudas podem durar poucos minutos, horas ou até dias. Isso depende do tipo de asma, severidade dos sintomas e eficácia do tratamento administrado, entre outros fatores associados às causas da doença.

Como é o tratamento para crise de asma?

  1. Usar medicações: anti-inflamatórios e broncodilatadores;
  2. Fazer nebulizações com soro fisiológico;
  3. Praticar esportes que trabalham a respiração, a exemplo da natação;
  4. Evitar exposição a agentes ameaçadores: poeira, cigarro e frio, por exemplo, podem piorar a situação.

A asma é considerada grave quando o paciente precisa usar altas doses de corticoides inalados associados aos broncodilatadores. Em muitos casos, podendo também estar associados a outras classes terapêuticas para que a doença possa ser controlada da forma adequada.

Alguns sinais são indicativos de emergência para o paciente com asma:

  • tosse intensa;
  • chiado no peito;
  • pulsação rápida;
  • dificuldade para respirar;
  • fadiga em atividades leves;
  • dor, aperto ou pressão no peito. 2,3

FUMAÇA DE CIGARRO – a fumaça do cigarro é prejudicial aos asmáticos, mesmo se o doente não fumar. Asmáticos filhos de pais fumantes estão sujeitos a piora dos sintomas e da própria gravidade da asma. A fumaça do cigarro, além de aumentar os sintomas também pode aumentar a inflamação dos brônquios.

Modificadores dos leucotrienos, como o montelucaste, zafirlucaste e zileutona, também ajudam a controlar a asma. Eles são medicamentos anti-inflamatórios que previnem a ação ou a síntese dos leucotrienos. Os leucotrienos são substâncias químicas produzidas pelo corpo que causam broncoconstrição.

Adultos: até 200 mcg (2 doses) quatro vezes ao dia. Crianças: até 200 mcg (2 doses) quatro vezes ao dia. O uso de Aerolin® Spray não deve exceder quatro vezes ao dia. A necessidade do uso de qualquer terapia suplementar ou do aumento súbito de dose indica agravamento da asma.

O alívio de alguns dos sintomas noturnos da asma pode ser tão simples quanto mudar a posição de dormir. Um estudo descobriu que a posição supina para dormir (deitado de costas) melhora os sintomas noturnos da asma e contrai menos os pulmões do que deitado de barriga para baixo.

Quais são os sintomas da asma alérgica?

  1. respiração ofegante.
  2. tosse.
  3. aperto no peito.
  4. respiração rápida.
  5. falta de ar.

As crises de asma variam em frequência e gravidade. Algumas pessoas que têm asma não apresentam sintomas a maior parte do tempo e apresentam apenas episódios breves, ocasionais e leves de falta de ar.

Os tipos de asma são segmentados conforme sua causa, sendo:

  1. Asma atópica, extrínseca ou alérgica. Provocada por alérgenos, como ácaros, pólen, pelos de animais, fungos e alimentos. ...
  2. Asma intrínseca. ...
  3. Asma profissional. ...
  4. Asma por medicamentos. ...
  5. Asma induzida pelo exercício.

Algumas pessoas com asma produzem um catarro (escarro) claro, algumas vezes pegajoso (mucoide).

Os efeitos colaterais mais frequentes são leves: tosse, rouquidão e irritação na garganta. Já quando o medicamento inalado pertence à classe dos corticoides, o uso excessivo pode provocar consequências graves, entre elas resistência à insulina, osteoporose, aumento da pressão ocular, catarata e glaucoma.

Pacientes com asma desenvolvem, com maior frequência, os sintomas da doença durante a noite. Os sintomas noturnos da asma podem ser induzidos pelo aumento da exposição às substâncias alérgicas, ciclo biológico, posição para dormir, entre outros fatores associados ao sono.