Quem faz angioplastia tem que tomar anticoagulante?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

Antes do início da angioplastia, o paciente recebe um medicamento contra a dor. Pode também ser dado um medicamento para relaxar e anticoagulantes, que são medicamentos para evitar a formação de um coágulo de sangue.

O uso de anticoagulantes e antiplaquetários como heparina, clopidogrel, AAS e inibidores da GP IIb/IIIa pode ser necessário. Entretanto, o uso desses medicamentos pode ser limitado se o paciente acabou de ser submetido a um grande procedimento cirúrgico e o risco de sangramento for potencialmente fatal.

A Angioplastia Coronária é um tratamento de desobstrução das artérias coronárias mediante introdução de um cateter balão (stent), permite o aumento do fluxo sanguíneo para o coração, após esse procedimento, recomenda-se o uso de clopidogrel para evitar riscos de trombose tardia.

O paciente com stent normalmente precisa tomar medicamentos que inibam a ação das plaquetas para inibir a formação de coágulos e a trombose do stent.

Então o mais importante é não fazer esforço físico por 48 horas após o procedimento. Inclui aí não subir escadas por 24 horas, vai haver um curativo compreensivo no local, esse curativo compulsivo tem que ser mantido para que não haja sangramentos.

A maioria dos casos de TS ocorre nos primeiros 30 dias que se seguem à implantação do stent, mas o risco é contínuo, à taxa de 0.6% ao ano por pelo menos quatro anos após a implantação do stent3. Os mais longos tempos entre a implantação do stent e a ocorrência de TS relatados variaram de quatro a cinco anos4,5.

(0.12MB). A trombose de stent em tronco de coronária esquerda é um evento raro, e a maioria dos estudos relata taxas < 2%.

Após a Angioplastia, a tendência é que os sintomas do infarto desaparecem progressivamente. De forma geral, logo após o procedimento, o local onde foi feita a punção para a entrada do cateter costuma ser comprimido por um curativo que deve permanecer por 24 horas, para evitar sangramentos.

É necessário repouso do membro (braço ou perna) onde foi realizado o procedimento, justamente para evitar um sangramento maior! 4h em repouso absoluto e depois evitar exercícios vigorosos ou levantar pesos acima de 10 kg nas primeiras 2 semanas da angioplastia.

Os pacientes tratados com stent e terapia de balão podem ser capazes de retornar à sua rotina normal após cerca de uma semana.

A colocação de um stent não permite concluir que há uma cardiopatia grave. Assim, a angioplastia para colocação de stent não dá margem para tal conclusão. Isso se dá porque, muitas vezes, o paciente volta a ter uma vida normal, mesmo após a colocação do stent.

Recuperação da Angioplastia
O procedimento em si não cria nenhuma limitação para a pessoa voltar à vida normal e à maior parte de suas atividades, logo em seguida. Esforços físicos ficam comprometidos por alguns dias em função do local onde foi feita a punção.

Além disso, quaisquer sintomas, como dores, febre, falta de ar, coloração azulada ou sensação de frio em um braço ou perna, ou reações na área da punção, devem ser informados ao médico imediatamente.

Embora não seja caracterizada como uma cirurgia, por se tratar de um procedimento invasivo, a angioplastia demanda internação do paciente. O tempo total de realização do procedimento pode levar de 30 minutos a até duas horas.

Ao utilizar stents convencionais, há maior risco de haver reestenose, ou seja, as artérias fecharem novamente. Isso ocorre porque o procedimento pode lesionar o tecido que reveste as artérias, acumulando células que levam à obstrução.

Além disso, cardiopatia isquêmica e angioplastia também são consideradas graves.