Quem tem angina no coração pode pegar peso?

Perguntado por: hinfante . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Portanto, quem tem problema no coração deve, sim, praticar atividades físicas.

Atividade deve ser interrompida em casos de dores no peito. Fazer atividades físicas melhora a qualidade de vida e previne doenças, inclusive as do coração, sempre martelamos por aqui.

Controlar a pressão arterial também é importante para manter combater o quadro; Evitar permanecer em ambientes com temperaturas muito baixas ou muito elevadas.

Em geral, piora pelo excesso de estresse emocional, pelo esforço físico, pela digestão depois de uma refeição exagerada e por temperaturas frias.

As doenças cardíacas, como a insuficiência cardíaca, o infarto agudo do miocárdio, a angina de peito e a arritmia cardíaca, podem ser consideradas como causa de incapacidade para o trabalho e dar direito à aposentadoria por invalidez.

A prevenção da angina passa pela adoção de hábitos saudáveis, como dieta, exercício e evitar o fumo, além de tratamento precoce dos fatores de risco, sobretudo diabetes, pressão alta e colesterol alto.

Quais as causas da angina? A principal causa da angina é a aterosclerose, ou seja, o acúmulo de placas de gordura nas artérias coronarianas. A idade superior a 65 anos e doenças como diabetes e hipertensão podem levar ao quadro de aterosclerose.

Habitualmente, a dor da angina dura apenas alguns minutos. A dor da angina ocorre mais frequentemente durante o exercício físico, mas pode ser desencadeada por outras situações, como stress, emoções fortes como raiva ou excitação, temperaturas baixas ou vento, ou a ingestão de uma grande refeição.

Abacate, sardinha, nozes, cacau, aveia. Pode parecer que não, mas existe algo em comum entre eles: esses ingredientes têm o poder de atuar em defesa do coração, minimizando os riscos de males como a angina (dor no peito decorrente de baixa oxigenação), infarto (ataque cardíaco) e insuficiência cardíaca.

“É um exame que deve ser feito de urgência em situações em que o paciente corre risco de vida. Por exemplo, o infarto com supra, o infarto complicado, que cursa com piora rápida do paciente, e a angina intratável, aquela que não melhora com medicamentos orais”, explica a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto.

Em situações mais graves, quando as artérias estão com mais de 90% de obstrução, os episódios de angina podem acontecer mesmo em repouso. Atenção - algumas pessoas têm o fluxo do sangue ao coração diminuído, mas não apresentam sinais e sintomas.

A angina estável tem duração média de cerca de 1 a 5 minutos. Já as dores de caráter anginoso maiores que 20 min sugerem a ocorrência de angina instável ou IAM. A angina estável melhora após o repouso ou uso de nitratos.

A angina é um sinal de isquemia cardíaca, sendo um forte fator de risco para o infarto do miocárdio. Por isso, todo paciente com angina costuma ser avaliado inicialmente com eletrocardiograma, prova de esforço e ecocardiograma, que servem para avaliar a gravidade da doença isquêmica.

Diferentes Tipos de Angina
Existem vários tipos de angina. Angina pectoris é um tipo comum de angina. Outros tipos incluem angina estável, angina instável, angina variante (de Prinzmetal), angina microvascular e angina atípica.

A angina instável é angina de repouso, nova ou que piorou em pacientes cujos marcadores cardíacos não atendem critérios para infarto do miocárdio. Os sintomas de angina instável incluem dor torácica nova ou pior ou dor torácica que ocorre em repouso. O diagnóstico baseia-se em ECGs seriados e marcadores cardíacos.