Quais são os sintomas de um coágulo na cabeça?

Perguntado por: aqueiroz8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

AVC: quando um coágulo de sangue ocorre no cérebro há grandes chances de um acidente vascular encefálico, ou derrame, ocorrer. Os sintomas de alerta são vários e incluem dificuldades para falar, visão embaçada, forte dor de cabeça, além de dor e dormência nas pernas e nos braços.

Um coágulo de sangue no cérebro também é conhecido como um derrame. Um coágulo de sangue no cérebro pode causar uma dor de cabeça súbita e grave, juntamente com alguns outros sintomas, incluindo dificuldade súbita de falar ou ver.

O diagnóstico é feito com o exame ecodoppler, um ultrassom direcionado para o estudo vascular, que faz uma análise do fluxo sanguíneo, verificando se ele está rápido, lento ou se há a formação de coágulos nas artérias e veias. “Em geral, até 90% dos casos acometem pernas e braços.

A angiografia cerebral é um exame realizado para diagnosticar possíveis coágulos e sangramentos no cérebro. É um procedimento invasivo, no qual um cateter é inserido nos vasos sanguíneos e guiado até a artéria carótida.

Os sintomas relacionados à TVC são diversos, sendo a cefaléia o mais comum desses, estando presente em cerca de 80% dos casos. Outros sintomas podem se manifestar, por vezes de forma inespecífica, dentre os quais podemos citar déficits motores ou sensitivos, turvação visual (geralmente bilateral) e crises convulsivas.

O coágulo de sangue tem cura e o tratamento é feito com medicamentos anticoagulantes utilizados sob prescrição médica.

O próprio corpo irá dissolver o coágulo, lentamente, ao longo de semanas e meses.

Os coágulos sanguíneos são uma resposta fisiológica natural do organismo humano, que auxiliam no controle de um sangramento ou hemorragia. Quando o corpo sofre um corte ou uma lesão, as células sanguíneas se agrupam, recobertas por uma proteína chamada fibrina, de forma a interromper o sangramento.

Fatores de coagulação sanguínea
A trombina converte o fibrinogênio, um fator de coagulação do sangue normalmente dissolvido nele, em longos filamentos de fibrina, que são projetados do tampão de plaquetas e formam uma malha que captura mais plaquetas e células sanguíneas.

O neurocirurgião faz um ou dois orifícios no lado do crânio onde está o coágulo para que o sangue saia (drenagem). Depois lava a cavidade deixada pelo hematoma com soro fisiológico. Isso geralmente faz o sangramento parar e elimina o problema.