O que é uma entrevista de anamnese?

Perguntado por: lpaz2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

O que é a anamnese do paciente? A anamnese é uma entrevista realizada pelo médico com o seu paciente durante a consulta em consultório, em que são realizadas perguntas específicas para se chegar ao diagnóstico de uma doença.

A anamnese é uma entrevista médica utilizada por psicólogos e médicos que possui técnicas para poder estabelecer uma avaliação e diagnóstico do indivíduo. É a base a partir da qual se pode estabelecer um tratamento ou iniciar uma psicoterapia de apoio ou outra qualquer.

O que é anamnese psicológica
A anamnese psicológica, sendo assim, é essa espécie de “entrevista” que o psicólogo faz com seu paciente, absorvendo dele dados e informações relevantes para o trabalho de descobrir o ponto-chave da sua dor.

Roteiro de anamnese médica: quais são as etapas?

  1. Identificação do paciente.
  2. Queixa principal.
  3. História da doença atual (HDA)
  4. História familiar.
  5. História pessoal.
  6. Revisão por sistemas.

Sendo elas: identificação, Queixa Principal, História da doença atual, História Patológica Pregressa, História Familiar e História Social. Ao padronizar e organizar a sua anamnese de acordo com essas etapas você permitirá que outros profissionais, que também cuidarão desse paciente, consigam compreender a sua anamnese.

A anamnese é uma investigação de dados preestabelecidos sobre o princípio e evolução de uma sintomatologia. O interrogatório tem o objetivo de obter informação, de investigar o que o entrevistado sabe conscientemente. A entrevista pretende ver como funciona um indivíduo e não como diz que funciona.

Quem deve ser o responsável por preenchê-la? O profissional de saúde deve preencher a ficha de anamnese a partir da entrevista realizada com o paciente. Ou seja, não se deve disponibilizar o material para que o próprio paciente a preencha.

Entrevista de triagem: avalia a demanda do sujeito e possibilita fazer encaminhamentos. Entrevista de anamnese: faz um levantamento detalhado da história do desenvolvimento do entrevistado, principalmente sobre a infância e geralmente se organiza de forma cronológica.

Principais etapas da anamnese

  • 3.1. Identificação.
  • 3.2. Queixa Principal.
  • 3.3. História da doença atual.
  • 3.4. História da doença pregressa.
  • 3.5. Interrogatório sintomatológico.
  • 3.6. Antecedentes pessoais, familiares, hábitos e condição socioeconômica.

Como fazer uma boa anamnese
Para começar, é preciso fazer uma identificação do perfil do paciente. Nela, observe desde a idade e o sexo até a ocupação e a residência. Também é necessário observar a queixa principal, o sintoma que motivou a busca pelo atendimento, e o HDA ou HMA, que é a história da doença atual.