Que tipo de células os vírus podem atacar?

Perguntado por: usilveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 16 votos

Os vírus podem ser encontrados em praticamente todos os locais e infectar qualquer tipo de célula.

O vírus entra na célula por endocitose. No citoplasma, o capsídeo se rompe, liberando o genoma de RNA. Replicação e expressão genética. O genoma de RNA é copiado (isto seria feito por uma enzima viral, não representada) e traduzido em proteínas virais usando um ribossomo hospedeiro.

Respondendo especificamente à sua pergunta: eles perfuram a parede e a membrana da célula, e pelo orifício, o DNA viral é injetado no citoplasma, e os genes são transcritos e traduzidos em proteínas virais.

Os vírus são parasitas obrigatórios, o que quer dizer que só sobrevivem se estiverem em um organismo, pois se utilizam das organelas das células do hospedeiro para se reproduzir. O vírus infecta a célula, multiplica-se e a destrói, espalhando suas “cópias” para células sadias, onde o processo se repete.

Detecção viral e sinalização: Ao entrar na célula, o material genético viral é identificado por sensores de perigo (chamados de PRR no vídeo) que disparam o 'alarme' de infecção, uma reação em cadeia de sinalização celular (que eu chamo em aula de 'arrepio celular').

Os vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico.

Os virus atacam alguns tipos especificos de celulas, pois em cada uma delas ha a presenca de proteinas especificas de membrana em que ele se liga para jogar seu material genetico dentro ou entrar na celula de fato. Quando nao se estabelece essa conexao com a proteina especifica da membrana ele nao infecta a celula.

Linfócitos
são os glóbulos brancos responsáveis pela imunidade adquirida (específica), inclusive a produção de anticorpos (pelas células B) e a distinção entre o que é próprio do que não é próprio do corpo (pelas células T), e por matar células infectadas e as células cancerígenas (pelas células T killer).

Os dois vírus também possuem objetivos semelhantes.
O biológico acaba destruindo todas as células do hospedeiro se não for cuidado, enquanto o informático também tem a finalidade de causar algum tipo de destruição no equipamento.

Os vírus podem infectar qualquer ser vivo, desde bactérias até seres humanos. No homem, os vírus são responsáveis por causar diferentes doenças, tais como gripe, resfriado, catapora, febre amarela e dengue.

As bactérias são formadas por uma única célula (unicelulares), normalmente de 2 a 5 µm de comprimento, e podem ou não formar colônias. Esses organismos possuem material genético disperso no citoplasma, sendo, portanto, denominados de procariontes.

Os vírus são bastante pequenos e não podem ser visualizados nem mesmo no microscópio óptico. Além disso, não possuem célula, sendo assim, não são considerados por muitos pesquisadores como seres vivos.

Os vírus não possuem células (acelulares): a unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Essa característica contraria a teoria celular, que diz que todos os seres vivos são formados por células. Assim sendo, por não possuírem células, muitos afirmam que os vírus não são seres vivos.

as bactérias surgiram antes dos vírus porque os vírus dependem das células para se reproduzirem.

Células são as unidades estruturais e funcionais que constituem todos os seres vivos. Os únicos seres vivos que não possuem células são os vírus. Todas as células possuem membrana plasmática, citoplasma e material genético. As células são as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos.

Dessa forma, os vírus podem ser classificados de acordo com o tipo de ácido nucleico, simetria do capsídeo, presença ou ausência do envelope, tamanho e sensibilidade às substâncias químicas.